Intercom: oficina GLS marca evento de Comunicação no RS

Premiado por seu documentário “Dragstars”, em 2009, na Expocom Curitiba, o antropólogo e comunicólogo Jô Fagner, irá ministrar uma oficina com o foco em questões da diversidade sexual, intitulada “Imprensa Colorida – Produção de Jornalismo de Gênero para o público LGBT”. A Intercom 2010, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, acontecerá de 2 a 6 de setembro, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. As inscrições já estão encerradas.


Com duração de oito horas, a oficina será ministrada em dois turnos durante a realização do evento. Os participantes terão contato com estudos sobre gênero e sexualidade humana, além de desenvolverem atividades como “redação jornalística” e “produção de notícias” especializadas para o público LBGT.



Sobre o documentário “Dragstars”
Produzido no final de 2008 por um grupo de alunos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o documentário foi um dos destaques da Expocom 2009, que aconteceu em Curitiba. A produção expõe os depoimentos de cinco drag queens da cidade de Natal (RN), contando histórias, segredos, detalhes e curiosidades dessa profissão.


O documentário buscou desmistificar o que é ser Drag Queen e diferenciá-la das travestis. Ao longo de dezesseis minutos de duração, o curta-metragem mostra que drags são personagens de homens, geralmente homossexuais, que se vestem com indumentárias femininas apenas para fins performáticos.


Para a realização do projeto, a equipe criou uma conta na rede social Orkut com o nome “Dragstars”, fazendo referência ao programa “Popstars” do SBT. Desta forma, dezenas de drag queens da região entraram em contato para participar da produção. Após algumas etapas de seleções e entrevistas, as cinco personagens foram escolhidas para representar as características existentes na profissão; o lado artístico, profissional, protesto, glamour e “ídolo x personagem”.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa