Justiça da Colômbia repassa decisão sobre união gay para o Congresso

A Corte Constitucional da Colômbia ordenou nesta terça feira que o Congresso da Colômbia tem 2 anos para legislar sobre a união do mesmo sexo, caso contrário será permitido o casamento gay no país. O caso chegou até a mais alta corte do país por meio de um processo movido desde 2010 por militantes gays que questionaram a situação dos homossexuais no país perante as leis.


A Corte repassou a decisão que teria de ser dada nesta terça, ganhando tempo e ampliando as discussões em todo o país. Após o prazo estipulado, se não houver lei que explique os direitos dos casais do mesmo sexo, os mesmos poderão registrar as uniões, decidiu o colegiado. Para a Corte, a união gay não pode ser tratada como casamento, pois a constituição do país restringe a união como casamento sendo entre um homem e uma mulher, mas garantiu que os casais do mesmo sexo não podem ser tratados de maneira diferente. A decisão agradou a cúpula da Igreja católica do país, que pressionou para que os 9 ministros não reconhecessem o casamento gay.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa