O jornalista apresentador da CNN Anderson Cooper foi um dos host convidados pela GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) para o prêmio do último dia 16 e foi o grande homenageado da noite com o troféu Vito Russo, dedicado aos gays que contribuíram para a comunidade. Ele levou o prêmio por ter saído do armário no ano passado, na luta a favor do casamento gay. Ao lado de Madonna, ele apresentou parte da premiação. Foi das mãos dela que ele recebeu seu prêmio e aproveitou para dar um beijo na boca diva.
Anderson Cooper
Há semana, antes de ir cobrir a eleição do novo papa em Roma, ele declarou ao site “The Huffington Post” que “Ser gay é uma benção”. Sobre a premiação deste fim de semana, ele afirmou: “Eu certamente não sou digno dessa honra, mas se isso ajudar a GLAAD a divulgar quem foi Vito Russo, então valerá a pena”. Vito Russo foi historiador e importante ativista, pioneiro nos direitos gays e na luta contra a aids nos anos 80 e 90.
Em 2012, Cooper declarou nas redes sociais: “O fato é: sou gay, sempre fui e sempre serei e não poderia estar mais feliz, confortável comigo mesmo e orgulhoso. “Eu sempre soube que era gay, desde o tempo em que eu era uma criança”, revelou.