“Quais seriam as melhores estratégias para militar online? Como trabalhar diversidade sexual e de gênero na internet? Precisamos achar “faróis” no mar de informações que a web se tornou?”, são alguns dos questionamentos que irão a debate.
O evento conta com participação de ativistas com experiência internacional como Sophia Starosta, ativista feminista canadense elos direitos das pessoas trans; Mia Lopes, jornalista, integrante do Instituto Flores de Dan, onde coordena projetos ligados a comunicação, participando de conferências internacionais em diversos países da América Latina, como Equador, Chile, Peru, Uruguai e Argentina; Marcelo Branco, consultor para sociedade da informação e professor honorário da Cevatec, do Peru, membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha, da Espanha, coordenador do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) e diretor da Campus Party Brasil por três anos.
O grupo Freeda é uma rede colaborativa que propõe um compromisso ético com objetivo de promover o empoderamento das mulheres e da população LGBT na luta contra a bi-homo-lesbo-transfobia e toda forma de sexismo. O projeto nasceu no Hackathon Gênero e Cidadania, da Câmara dos Deputados, em 2014, com a ideia de desenvolver uma aplicação web para cadastrar estabelecimentos públicos e privados que respeitem a diversidade sexual e de gênero. O grupo é formado atualmente pelos ativistas Bárbara Arena (jornalista e desenvolvedora web), Gabriel Galli (jornalista e ativista LGBT), Guilherme Ferreira (assistente social e doutorando em Serviço Social pela PUCRS) e Patrícia Becker (advogada e mestranda em Direita pela Universidade de Brasília).
Entre as ações realizadas no momento estão o Freeda Talks (http://www.freeda.me), série de eventos sobre diversidade e ativismo LGBT, e o Selo Social Freeda, que pretende certificar estabelecimentos em relação ao bom atendimento à população LGBT. Além disso, o grupo também realiza treinamentos e qualificações sobre a temática em empresas.