A Câmara Municipal de Curitiba recebeu em 16 de maio o relatório oficial sobre Diversidade Sexual e LGBTfobias. Redigido pela Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura, o relatório foi concluído um dia antes do Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio.
“É uma prestação de contas que fazemos à população”, disse Allan Johan, assessor de Políticas de Diversidade Sexual. Segundo Johan, o documento reúne os serviços oferecidos pela Prefeitura para a população LGBTI, assim como os dados sobre violência. Entre 2016 e 2017, foram registrados mais de 100 casos de violência contra LGBTs segundo informações do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) e da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná.
A Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba trabalha na formulação de políticas públicas e alternativas para promoção dos direitos sociais das pessoas LGBT. Direitos básicos comuns a todos os cidadãos que são negados a essa parcela da população ganham força par tornar a cidade mais justa e igualitária.
O órgão também presta suporte às vítimas de discriminação e violência, propondo campanhas para promoção do respeito à diversidade e auxiliando no encaminhamento dos casos de violência às instituições competentes.
Em homenagem ao Dia Internacional contra a LGBTIfobia, a Prefeitura de Curitiba irá iluminar o famoso ponto turístico e um dos símbolos da capital. Nesta quara-feira, 17 de maio, o Jardim Botânico receberá decoração com luzes nas cores da bandeira LGBT.
Denúncias
Casos de LGBTfobia e solicitação de atendimento social da Prefeitura para a comunidade LGBT podem ser realizadas pelos telefones:
100 – Disque Direitos Humanos
156 – Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba
190 – Polícia Militar
153 – Guarda Municipal