Em celebração dia Internacional do Orgulho LGBT, a bandeira da causa foi exposta em um órgão público em Curitiba. Essa é a primeira vez que a bandeira LGBT+ está na frente de um prédio da administração pública da cidade. Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, a bandeira foi colocada na fachada da Secretaria Municipal da Saúde.
A ação é de iniciativa do setor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura. O coordenador do órgão, Allan Johan, considerou importante a ação. Segundo Johan, a bandeira representa muito para a “felicidade, saúde mental e auto cuidado” de pessoas lGBT+ da cidade.
Em celebração ao Dia do Orgulho LGBT+ haverá em Curitiba a Marcha pela Diversidade. O evento está marcado para o domingo, dia 30 de junho, a partir das 11 da manhã. A marcha contará com trios elétricos que terão shows com drag queens e DJs. O movimento é um ato político para relembrar os 50 anos de Stonewall. No dia 28 de junho de 1969, LGBTs enfrentaram a repressão da polícia de Nova Iorque durante uma invasão ao bar LGBT+ Stonewall Inn, localizado nessa cidade. Após esse dia, a luta LGBT+ é endossada a cada ano na busca de direitos e cidadania para a população LGBT.