Os guitarristas da banda Rammstein, Paul Landers e Richard Kruspe se beijaram em protesto contra a homofobia. O fato aconteceu durante um show no Luzhniki Stadium, em Moscou, na Rússia. No país, as manifestações LGBT são constantemente perseguidas. Além disso, o presidente Vladimir Putin endossa ainda mais a discriminação contra homossexuais.
O show aconteceu nesta segunda-feira, 29 de julho, e desafiou as leis anti-LGBT do país. A banda Rammstein também é muito conhecida por suas críticas sociais. Além disso, o beijo entre os guitarristas aconteceu durante a música Auslander, que é uma novidade do grupo de rock.
O beijo entre os integrantes da Rammstein não aconteceu pela primeira vez na Rússia. Os fãs já estão acostumados com a manifestação dos guitarristas e apelidaram a dupla de “Paulchard”. Em defesa da comunidade LGBT+ e da liberdade, a banda já performou o beijo entre seus guitarristas durantes outros shows. Na Polônia, durante um show que aconteceu ainda esse ano, o vocalista da banda, Till Lindemann, foi carregado pelo público. Enquanto estava nos braços dos fãs, segurava uma bandeira LGBT+.
Já na Rússia, a atitude do beijo foi uma crítica muito grande. No país, existe desde 2013 uma lei que penaliza manifestações LGBT+ em locais públicos ou direcionadas para menores de idade. Visitantes do país que infringirem a lei podem ser deportados ou até mesmo punidos com multas e reclusão.
Rússia, nós te amamos
Em comemoração ao grande show realizado em Moscou, a banda postou uma foto no Instagram. A imagem retrata o momento do beijo entre os integrantes e outras imagens do show que lotou o Luzhniki Stadium em Moscou. Na legenda da postagem, “Rússia, nós te amamos”