“Me ajudou a mudar de vida”, diz ex-detento trans sobre Paolla Carosella, coordenadora do Projeto Cozinha e Voz

A chef e jurada do reality show MasterChef foi homenageada por um ex-detento transexual. John Maia, de 35 anos, cumpriu pena na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser. Antes da transformação da sua vida, o rapaz chegou a ser dependente químico. Durante uma visita à penitenciária em 5 de julho, Paolla Carosella, 46 anos, compartilhou o momento de afeto na internet.

John Maia foi um dos participantes do programa Cozinha e Voz. O projeto é uma iniciativa da chef Carosella para ajudar pessoas trans em situação de vulnerabilidade social. Através do Cozinha e Voz, a chef ministra cursos de culinária profissionalizantes para ajudar essas pessoas na inclusão social com uma profissão.

A visita de Paola à Penitenciária Feminina Consuelo Nasser teve o objetivo de expandir seu projeto. Nesse dia, a jurada do MasteChef inaugurou uma nova turma, na qual John Maia prestou seu depoimento e trabalho.

Maia contou que se sente lisonjeado em participar do Cozinha e Voz. Segundo o ex-detento, o projeto muda a vida de pessoas como moradores de rua e deixa nítida a mudança na vida de cada pessoa atendida pelo projeto. John ainda contou sobre sua história de vida. Durante anos o rapaz tem hoje um trabalho do qual se orgulha muito. Além disso, Maia contou que a sociedade é muito preconceituosa com as pessoas trans, moradores de rua, dependentes químicos e ex-presidiários. Assim, projetos como o de Paola Carosella devolvem a dignidade e cidadania para essas pessoas.

Cozinha e Voz

Desde 2017 o projeto Cozinha e Voz está formando profissionais trans. O programa é de iniciativa da chef Paola Carosella que destina recursos de seus restaurantes para possibilitar aulas de culinária para pessoas trans. Além disso, após o fim de cada curso, o projeto divulga os profissionais para outros restaurantes parceiros que desejem contratá-los.

A primeira turma começou no final de 2017, com 25 pessoas, em São Paulo. Após as aulas, os participantes estavam aptos a exercer a função de auxiliar de cozinha. Além de outros restaurantes, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apoiaram o início do projeto.

De acordo com Paola Carosella, o objetivo do curso não é apenas profissionalizar. No lançamento da primeira turma, a chef disse que o projeto visa fazer com que as pessoas se sintam acolhidas.

Confira a postagem sobre John Maia

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa