Após caso de homofobia em campo, Justiça Desportiva pede esclarecimentos do Vasco da Gama

No domingo, 25 de agosto, mais um caso de homofobia aconteceu no futebol brasileiro. Dessa vez, durante um jogo entre Vasco da Gama e São Paulo a torcida do Vasco entoou gritos homofóbicos contra seus adversários. Na ocasião, o árbitro Anderson Daronco parou o jogo para cobrar providências dos líderes da equipe do Vasco.

Diante desse cenário, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) enviou um ofício para o Vasco da Gama. De acordo com o documento, o clube deverá prestar esclarecimentos sobre a atitude homofóbica de sua torcida. Além disso, o tribunal exigiu explicações também dos torcedores envolvidos na ação.

Primeiramente, o Vasco deverá se manifestar sobre o ofício dentro de três dias. Após esse procedimento, os juristas do tribunal irão decidir se o clube deverá arcar com uma denúncia. Por outro lado, o clube já se posicionou contra a atitude de seus torcedores. O Vasco informou que irá promover medidas contra a homofobia dentro de campo.

Após muitas discussões sobre a homofobia nos estádios, recentemente a Justiça Desportiva determinou que esses casos devem ser devidamente registrados e investigados. O objetivo é que essas ações diminuam os casos de violência e homofobia, responsabilizando o time e seus torcedores. Assim, se as ofensas continuarem, a Justiça já cogita a execução de multas também contra torcedores.

No jogo entre Vasco da Gama e São Paulo já estava em vigor a determinação de não negligenciar a homofobia no campo. Por isso, o árbitro paralisou a partida e fez os devidos registros que agora estão em análise do tribunal. Através de um comunicado, o STJD já havia conscientizado os times brasileiros sobre a investigação que aconteceria em casos de homofobia. Tal recomendação vem da Fifa e do Supremo Tribunal Federal (STF) que recentemente criminalizou a homofobia.

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa