Na próxima semana o município de Maringá receberá um evento sobre saúde mental. O debate “Juventude e Saúde Mental: caminhos para a prevenção do suicídio” acontecerá no dia 9 de setembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo do evento é debater sobre políticas públicas e iniciativas sobre saúde mental, principalmente entre jovens.
O evento faz parte de uma iniciativa do Conselho Municipal da Juventude de Maringá em parceria com a Gerência da Juventude. O Conselho já promove o Curso de Formação em Políticas Públicas para a Juventude, em que o debate faz parte de um dos módulos de estudo.
Entre os convidados do Conselho, profissionais de saúde mental estarão presentes. Um deles é Paulo Navasconi, psicólogo e membro do Coletivo Yalodê-Badá. Além disso, Paulo é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro da UEM (NEIAB). O psicólogo é doutor pela UEM e ainda é professor de psicologia do Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Seu campo de pesquisa se dedica à saúde mental, suicídio, racismo e jovens LGBT+.
Outra convidada é a professora Regina Aparecida de Paula, presidente da ONG Decida Viver. Além da ONG, Regina trabalha como assessora parlamentar. A ONG Decida Viver atua na prevenção ao suicídio, bem como apoio aos familiares. Muitos, assim como Regina, precisaram de apoio ao perder um filho. A ONG começou em 2017 quando o filho de Regina, aos 25 anos, tirou a própria vida. Desde então, a professora se dedica a dar conforto às famílias e ainda prevenir o suicídio, principalmente entre jovens, com psicólogos parceiros que fazem atendimento voluntário.
O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas no local. Basta comparecer no endereço da Avenida Colombo, 5790, Zona 7, Maringá. O evento acontecerá na sala 14 do Bloco H12. Mais informações no evento do Facebook.