Facebook censura página de ONG por causa de foto de perfil com beijo gay

Uma ação da ONG Associação Cultural Visible Madri na rede social Facebook já está conseguindo dar visibilidade a arte gay de Madri. Uma foto do renomado artista espanhol Juan Hidalgo, colocada no perfil da fanpage “Arte gay busca casa”, foi apagada do site por violar o Código de Ética do Facebook, que afirma: “não devem ser postadas imagens de natureza sexual ou que se referem a assuntos delicados”.

Pablo Peinado, criador da ONG, lamentou a retirada da foto que já foi exibida em diversos museus do mundo. A foto foi cedida ao grupo para ajudar na captação de recursos para elaborar um vídeo com obras de 400 artistas de todo o mundo.

O Facebook por sua vez se manifestou dizendo que ainda estuda a razão do sumiço da foto e não descarta que a imagem tenha sido apagada por um erro no sistema ou por falha na avaliação do conteúdo.

O site é comumente acusado de pregar a censura em excesso. Isso acontece porque as pessoas que cuidam da verificação das denúncias de abuso de conteúdo são oriundas de diversas culturas e possuem um grande volume de tarefas para decidir em pouco tempo se são excluídas ou não. Apenas outra pessoa faz a confirmação da decisão, enquanto o assunto deveria ser discutido em um grupo capacitado.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa