PSB realiza Encontro Nacional de Formação Política LGBT em Sergipe

Entre os dias 10 a 12 de agosto, o Segmento LGBT Socialista do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira realizaram o Encontro Nacional de formação política. O evento aconteceu na cidade de Aracaju, em Sergipe, no Auditório Real Praia Hotel. O objetivo era reunir os pré-candidatos e secretários dos estados brasileiros para dar orientações e discutir sobre as eleições.

Durante o encontro, foram promovidas discussões sobre saúde, cidadania, gênero, orientação sexual, e demais assunto do ponto de vista LGBT. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus posicionamentos.  Com a aproximação das eleições, o aperfeiçoamento da atuação política LGBT também foi o foco do evento.

O PSB é um partido que entende que a atual conjuntura política e social é muito excludente. A pressão encima de movimentos sociais e grupos de mulheres e LGBTs tenta afastá-los de espaços que lhe são de direito. Assim, ao lançar suas candidaturas LGBT, o partido organizou o evento para melhor situar esses grupos na luta política para conquistar esses espaços democraticamente.

No evento foram discutidos diversos assuntos, divididos em temas. No primeiro dia, 10 de agosto, o Painel I falava sobre “Avanços e desafios da Política e as estratégias no legislativo e gestão de propagação da pauta LGBT no Brasil”. O assunto foi ministrado pelo advogado Renan Lira Matos Cadais, do Espírito Santo. Com a fala de Bruna Alves, do Rio Grande do Sul, o Painel II tratou da inserção partidária de pautas sobre orientação sexual e identidade de gênero.

No terceiro dia do Encontro Nacional, o Painel III versou sobre as estratégias para as eleições de 2018, através da fala de Eder Jardim, de Amapá. Diante do conservadorismo enfrentado pela comunidade LGBT, o Painel IV discutiu essas questões ao mesmo tempo em que falou sobre os avanços da comunidade, com Tathiane Araújo.

Dobradinha Trans

Estavam presentes no evento as pré-candidatas Renata Borges (deputada federal) e Gisele Alessandra (deputada estadual). As duas formam a primeira dobradinha trans do Paraná e recentemente o partido lançou suas candidaturas. Renata é estudante de Engenharia Têxtil da UFPR, em Apucarana, e Gisele é advogada residente em Curitiba.

Confira algumas fotos

 

 

 

 

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa