O corpo Fala

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 04h48m

COMPARTILHAR


O corpo fala


Há algum tempo existe no mercado o livro “O corpo fala” (Pierre Weil e Roland Tompakiv, 1986, Editora Vozes) que explora a linguagem muda dos sinais corporais. O tema já foi aprofundado posteriormente. Há aqueles que acreditam que tudo no mundo tem uma relação e explicação, a tal história da borboleta batendo as asas aqui e um furacão se formando lá em cima. Você não é obrigado a acreditar no que vai ler mas vai perceber que em algumas situações é mais fácil acreditar (e que bom seria se fosse verdade).


 


Certa vez, em um curso, ouvi que o homem tem reações corporais vindas de seus tempos de primatas, algo inconsciente. Para os chimpanzés, sorrir de orelha a orelha é um sinal de medo. Já percebeu como sorrimos em uma montanha-russa, por exemplo, ou quando estamos começando um relacionamento e estamos ansiosos? Outro sinal que os primatas fazem é dar as mãos. Para o macho, mostrar as mãos dadas é sinal de propriedade. Mas o fascinante é que aquele aceita pôr a mão em baixo é o  dominado. O dominante tende a colocar a sua mão na frente, como sinal de “é meu”. O livro citado teoriza baseado em estudos freudianos e da área da psicologia humana, nem fala em outros animais.


 


Ternura


Rostos próximos, mãos acariciando levemente, pressão leve de um contra o outro.


 


Resistência, Teimosia


Sentar em inclinação para trás, cruzar os braços, sorriso amarelo, colocar objetos entre os dois, juntar ou separar os joelhos em excesso.


 


Atenção, Interesse


Olhar que persegue (discreto ou não), inclinação para frente, cabeça na frente do corpo.


 


Desinteresse 


Postura corporal debochada, músculos em relaxamento, olhar de indiferença.


 


Avidez (necessidade de satisfação do eu, frustração na fase oral)


Objetos na boca (todos), suspiro de aspiração de algo – com ou sem as mãos na boca.


 


Expectativa


Apoiar-se no cotovelo e por a mão na boca. Apoiar o queixo em uma ou sobre as duas mãos com o cotovelo sobre uma mesa. Mãos unidas formando um coração, peito aberto, atenção com cabeça e boca mostrando alegria.


 


Sensualidade


Braços estendidos (estou te pedindo), mãos afagando os cabelos (prazer sensual), mãos (sempre investigando e acariciando) e até dormindo nós damos sinas, as mãos tendem a tocar os órgãos sexuais, a mulher tende a pôr as mãos sobre o útero.


 


Inveja


Boca semi aberta (o eu, o oral, está semi-satisfeito), se auto-acariciar, punhos fechados, se encolher ou se projetar, dando comentários se diminuindo ou se valorizando.


 


Desconfiança


Ângulo para fora, se afastando de quem se desconfia. Calcanhar posicionado para se defender (só não vale relinchar), olhar de soslaio, sobrancelhas erguidas (de desaprovação), corpo se protegendo, compactado.


 


 


Escondendo algo


Corpo encolhido, dedos tentando abrir a boca, lábios fechados entre dentes, mão sobre a boca, protegendo algo com o corpo ou mãos dos olhares alheios, falar sozinho ou evitar comunicação.


 


Quero insistir – Persuasão


Falar com as mãos e juntar os dedos, inclinar o corpo, tocar o outro e sacudi-lo.


 


Cai fora – hora de sair


Olhar a hora várias vezes, sentar na beira da cadeira, mãos impacientes.Tencionar os músculos da perna (vou correr), pés apontando a direção da saída.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS