Sexo gay e o novo normal: sexo de máscara e camisinha

Redação Lado A 06 de Julho, 2021 03h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Há um ano e meio foi descoberto na China o novo corona vírus, batizado de Covid, ou SARS-COV2, um vírus de alta virulência que logo depois se espalhou pelo mundo e causou milhões de mortes. Não precisamos contar esta história, pois sabemos que você viveu e vive a pandemia e conhece todas as formas que isso te afeta.

Apesar da ansiedade de todos para recuperarmos a normalidade, ainda há muito a se saber sobre o vírus e a eficiência das vacinas. Esta semana, mais uma notícia preocupante: Descobriu-se que o vírus da Covid tem a capacidade de se reproduzir na saliva! “É o primeiro relato de vírus respiratório capaz de infectar e se replicar nas glândulas salivares. Até então, acreditava-se que apenas vírus causadores de doenças com prevalência muito alta, como o da herpes, usavam as glândulas salivares como reservatório. Isso pode ajudar a explicar por que o SARS-CoV-2 é tão infeccioso”, afirmou o doutorando na Faculdade de Odontologia da USP, autor do estudo, Bruno Fernandes Matuck.

Na prática, o beijo que já se sabia ser uma possível forma de contágio, passa a ser altamente perigoso pois o vírus poderia se replicar no local antes mesmo de infectar todo o organismo. Com isso, a pessoa transmitiria o vírus através de suas gotículas antes do que se esperava. Confirmar essa possibilidade será o próximo passo da pesquisa.

O surgimento de novas cepas e caso de morte de pessoas imunizadas com as vacinas, e tantas outras infectadas quando deveriam estar protegidas, fará com que o mundo demore a voltar à normalidade, se é que um dia voltará. Precisamos encarar a possibilidade de um novo normal com o uso de máscaras e outras medidas protetivas e de distanciamento por um bom tempo.

E como fica o sexo? Se realizado entre pessoas que não mora no mesmo ambiente e você desconhece os hábitos de proteção do outro: use máscara, não beije. Outra forma de se proteger é por meio de uso de barreiras de proteção, como glory holes. Outra medida é fazer sexo em posições em que não há contato face a face. Usar álcool em gel após o coito, tomar banho em seguida. O único sexo seguro, assim como na prevenção ao HIV, é a masturbação.

Sobre sexo oral, o vírus foi encontrado tanto em amostras de fezes quando em esperma. Ou seja, no sexo oral deve-se usar o preservativo.

Obviamente parecem sugestões desproporcionais mas estas são algumas das medidas de proteção reais exemplificadas por centros de controle de doenças dos EUA e do Canadá. Aliás, um canadense lançou no ano passado o primeiro glory hole portátil. A brincadeira viralizou no início da pandemia mas, infelizmente, ela hoje não parece tão absurda assim.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS