Animação LGBTQ censurada pela Disney pode entrar para catálogo da Netflix

Redação Lado A 18 de Abril, 2022 21h49m

COMPARTILHAR

TAGS


O filme de animação Nimona, que contém cenas de conteúdo LGBT+ foi censurado diversas vezes pela Disney. A empresa cancelou o lançamento da obra em mais de uma ocasião até que, em 2021, anunciou definitivamente o cancelamento da exibição do filme pela Disney.

A boa notícia é que a animação, que é baseada em um HQ com o mesmo título, pode ser exibida pela Netflix. A empresa de streaming acatou a obra e deve estreá-la em sua plataforma no início de 2023. Divulgada inicialmente em 2015, a animação Nimona tinha previsão de estreia em 2020, no entanto o evento foi adiado. A possível justificativa foi a fusão da empresa 20th Century Fox com a Disney, o que adiou a estreia da obra.

O HQ de Nimona foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca, no entanto os fãs aguardam ansiosamente pela estreia do filme. O longa é de produção da Fox, pelos mesmos criadores de A Era do Gelo. A estreia do filme contará com a narração dos artistas Chloe Grace Mpretz, Eugene Lee Yang e Riz Ahmed.

A censura da Disney, justificada pela fusão com a Fox quando dos adiamentos do lançamento, na verdade se deve ao teor LGBTQ da obra. Segundo alguns ex-funcionários da Disney que participaram da produção do filme, alguns executivos e membros do alto escalão da empresa se mostrara contra elementos da temática LGBTQ+ no filme, inclusive um beijo que aconteceria entre duas personagens femininas.

 

Um outro fator que empurra a responsabilidade da Censura de Nimona para a Disney é uma polêmica na qual a empresa se envolveu recentemente. O projeto de lei SB 1834 Parental Rights in Education (Direitos Parentais em Educação) foi aprovado pela Câmara da Flórida. De acordo com a nova lei, os pais podem processar professores que usem termos sobre orientação sexual e gênero nas escolas. A Disney entra em cena nesse contexto após alguns levantamentos constatarem que a empresa financiou parlamentares a favor da nova lei.

Mesmo sob polêmicas, o longa deve estrear pela Netflix no próximo ano. A animação já venceu um importante prêmio dos quadrinhos, o Eisner, será dirigida por Mick Bruno e Troy Quane.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS