Concurso de contos e crônicas do Paraná tem jovem lésbica como grande vencedora

Redação Lado A 16 de Dezembro, 2020 01h31m

COMPARTILHAR

TAGS


Com nota de 99,7, a escritora Camila Mossi (33), colunista da Lado A, ficou em primeiro lugar na categoria contos e crônicas no Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias. O prêmio, estabelecido pela lei Aldir Blanc, e promovido pela Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura do Paraná, divulgou seu resultado nessa segunda-feira (14), no qual seleciona os 20 melhores livros de autores radicados no Paraná, em oito categorias: romance; contos e crônicas, poesias, ensaios críticos, roteiro de cinema, dramaturgia, pesquisa de cultura alimentar e livro ilustrado.

Camila Mossi é mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. É autora do livro Agora Sapiens, lançado em 2018, pela editora Penalux. A autora ficou em primeiro lugar na categoria coletânea de contos e crônicas com o livro de crônicas inéditas Anticonstitucionalissimamente.

O livro é dividido em duas partes, “Quarentena, pandemia e outras pestes” e “Amor, morte e outras banalidades”, totalizando 40 textos que refletem sobre o cotidiano do brasileiro nos anos 20 do século XXI. Seus personagens são conectados, interativos, fragmentados, isolados com seus pequenos e grandes medos. Temem a morte, vírus analógicos e digitais, baratas voadoras, juros do cartão de crédito, o esquecimento.

Da mesma alçada de Agora sapiens (MOSSI, 2018), Anticonstitucionalissimamente reúne crônicas ainda mais compactas e afiadas. Vai direto ao ponto e pinga sarcasmo, sem abdicar da metalinguagem, da prosa poética, da ludicidade e do trabalho artístico característicos da cronista.

“Quando eu estava pesquisando para escrever a crônica que dá nome ao livro, li uma colunista dizendo que quem conseguisse usar a palavra Anticonstitucionalissimamente em um discurso, deveria ser eleito presidente. Pensei: desafio aceito. Usei várias vezes no texto e nomeei o livro. Aguardo a faixa presidencial (Risos).” Comenta Camila Mossi.

Na primeira parte do livro, “Quarentena, pandemia e outras pestes”, são apresentadas crônicas que discutem o isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus e outras pestes que nos assolam, como a corrupção, a desigualdade social, o racismo, a homofobia e o consumismo desenfreado.
Camila Mossi, casada com a Nádia, comemora a premiação em primeiro lugar: “tanto a literatura quanto a crônica são dominadas por homens, é muito difícil ser reconhecida nesses espaços. Geralmente, acham que a literatura de autoria feminina é feita de “assuntinhos”. Anticonstitucionalissimamente está aí, com sua montanha de sílabas, para provar o contrário.”

A autora ganhou um prêmio de R$20.000,00e a Secretaria de Comunicação e Cultura do Paraná pode publicar até três edições de mil exemplares da obra nos próximos cinco anos.

Veja os contos da Camila aqui, na coluna Sapacrônica.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS