::: Notícias GLS – 30 de novembro de 2005 :::

Redação Lado A 06 de Dezembro, 2005 05h52m

COMPARTILHAR


Qualificando a Parada


Com o objetivo de repetir o sucesso crescente das últimas paradas gays de Curitiba, aqui chamada Parada da Diversidade, a Associação Paranaense da Parada da Diversidade, organizou nos dias 23 e 24, no Hotel Nikko, em Curitiba o II Seminário da APPAD. O evento contou com organizadores das paradas de São Paulo e de Salvador, consideradas as maiores do país. Na manhã do primeiro dia do evento, aconteceu na ALEP (Assembléia Legislativa do Paraná) uma audiência pública com gays, lésbicas, transexuais e travestis. Um grupo de mais de 50 foi à casa legislativa pedir por uma lei antidiscriminatória no estado.


 


Confronto em Buenos Aires


A XIV Marcha do OrgulhoGLBT da Argentina, ocorre anualmente na capital e tem como ponto de início a Plaza de Mayo e como destino o parlamento nacional, roteiro comum a diversas passeatas. A manifestação aconteceu neste último sábado, 19, e teve diversos pontos de tensão. Quando passavam em frente à Catedral Metropolitana, foi dado início a uma fala de protesto contra a homofobia da Igreja Católica. Em retaliação, um grupo de conservadores, os “Heraldos de la Iglesia” insultou os participantes da marcha e entrou em embate físico com uma travesti. Com a pancadaria quase geral, a polícia precisou intervir. Ao final, foi discursado sobre a expansão da cidadania do homossexual. Em tempo, em Buenos Aires, a parceria civil está regulamentada e a discriminação de gays é um crime previsto por lei em todo o país.


 


Luiz Mott


O renomado antropólogo esteve por Curitiba onde compôs mesa na Assembléia Legislativa do Paraná e apresentou palestra no evento da APPAD. Atual presidente de honra do Grupo Gay da Bahia, Mott é o mais antigo ativista do movimento gay brasileiro em atividade. Ele tem 59 anos de idade. Na década de 70, quando ministrava cursos de mestrado por todo o país, o “doutor” assumiu-se gay em rede nacional de televisão. Foi o primeiro homossexual assumido a ser condecorado com a Ordem do Rio Branco. Mott também é conhecido por registrar a violência contra homossexuais em todo o Brasil, por contar quem são os artistas não assumidos, por premiar com o troféu “pau de sebo” os inimigos dos gays e ser autor de mais de uma dezena de livros sobre a temática gay. “O amor é essencial, o sexo é um acidente” disse Mott na Alep.


 


Vaticano exclui homossexuais


Nessa terça-feira, o Vaticano divulgou o texto  “Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional das pessoas com tendências homossexuais em vista à sua admissão no seminário e nas Ordens Sagradas”, que fora aprovado por Bento XVI desde agosto. O documento afirma claramente que não irá ser permitido a presença nos seminários ou como padres, pessoas que apresentam tendências homossexuais ou gays.



O documento e é assinado pelo cardeal Zenon Grocholennwski. O documento afirma que as Sagradas Escrituras consideram os atos praticados por  homossexuais como pecados graves, imorais e contrários à lei natural. Apesar de palavras que consideram importantes o respeito e a não discriminação, o documento pega pesado em diversos aspectos.


 


Já na Nigéria, o reverendo anglicano Colin Slee, inglês de nascimento, afirmou que no país, os líderes religiosos estão obcecados na luta contra os homossexuais. Segundo o mesmo, esquece de problemas como o abuso contra as mulheres, a poligamia, a mutilação feminina e o apedrejamento por adultério, ainda adotado no país. Citou inclusive, outros problemas que assolam os membros da igreja e deu nomes aos bois que travaram uma cruzada anti-gay.



Por aqui, aconteceu no mês de novembro, em Pitanga – PR, um encontro que reuniu padres de todo o estado. Por lá, se discutiu temas polêmicos e outros de interesse dos participantes e inclusive falou-se sobre o documento que foi emitido esta semana mas que há tempos vem sendo anunciado – que exclui homossexuais de seminários e da vida paroquial. Gostaria de parabenizar os organizadores do evento que trazem de volta as discussões de base, que tanto colaboraram com a história de nosso país e aproxima a igreja da comunidade.



Casamento quase aprovado
 


O tribunal superior da África do Sul decidiu na manhã de quinta-feira, dia 1º. de dezembro, dia internacional da luta contra a aids, que é inconstitucional barrar o casamento gay, se tornando o primeiro país africano a legalizar as uniões homossexuais. A decisão foi comemorada por ativistas que consideram a África o continente de maior tabu sobre homossexualidade, em alguns países ainda é crime punido com morte por enforcamento e apedrejamentos.


 


A união de homossexuais é reconhecida na constituição da África do Sul, adotada após o fim do apartheid, em 1994, na qual é proibida a discriminação por orientação sexual.


Porém, casais gays têm vários direitos negados no país, como decidir em emergências médicas ou direito à herança. A corte suprema instruiu o parlamento a adicionar a palavra “e esposo” na definição de casamento, atualmente definido como união entre homem e mulher. Se o parlamento não se posicionar, a alteração será automática após um ano.


 


 


Casamento Inglês


Agora os gays também poderão usufruir da tradição dos casamentos britânicos. Os cantores George Michael e Elton John saíram na frente e já anunciaram as suas uniões. Primeiro foi Elton John  que casará no civil com o companheiro David Furnish. Já o cantor pop George Michael, 41, pretende unir-se a Kenny Goss, seu juntos há quase nove anos, em 2006.


 


A lei da associação civil aprovada em 2004,  previu que a partir de 21 de dezembro de 2005 os homossexuais poderiam se casar na Grã-Bretanha. Segundo estimativas, 22 mil casais homossexuais devem procurar a legalização de suas uniões e receber os benefícios destinados às famílias.


 


 


Turismo GLS


O Centro de Turismo Alemão, a agência do governo que regula o turismo na Alemanha,  veio buscar no Brasil incentivar os turistas gays brasileiros à conhecer o país. Antecipando-se, já que em 2010 o país sediará o Gay Games, a Olimpíadas Gay, na cidade de Colônia.  Outra intenção é ajudar na divulgação da Copa do Mundo de Futebol, que acontece no próximo ano. O prefeito gay assumido de Berlim, Klaus Wowereit, é uma das provas de que o país está apto a receber os visitantes. Para isso, a revista Gmagazine foi convidada para ir à Alemanha.


 


No mesmo mercado, o Rio de Janeiro lancará seu guia gay oficial, a fim de instruir visitantes e prestigiar o turismo cor-de rosa.


 


Homofobia na TV
Na próxima segunda-feira, 5, o Ministério Público Federal organiza em parceria como Grupo Gay da Bahia, uma audiência para abordar as concessões públicas dos sinais de TV e rádio e o tratamento destes ao segmento homossexual.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS