Terrorismo no ar

Redação Lado A 22 de Janeiro, 2006 17h53m

COMPARTILHAR



Na semana passada, foi divulgado pela imprensa mundial um vídeo onde Osama Bin Laden promete mais um ataque terrorista em terras estadunidenses para o mês de fevereiro. Tamanha coincidência, nesse mesmo mês estarei excursionando pelo país, a turismo e a trabalho, conhecendo um pouco mais a casa do Tio Sam. Aproveitando, gostaria de comentar o assunto, já que esse espaço vem servindo de fórum para as mais distintas discussões.


O terror


Confesso que a desconfiança ronda essa viagem. Há um mês no Canadá, às vezes me deparo com um medo de que algo fora do controle possa acontecer. Estou com 25 anos e acredito que ainda tenho muito a fazer na vida (infelizmente na hora de parar de fumar esse argumento não funciona). Sempre que vejo algum árabe mais “esquisito” dentro de um avião, bate aquele preconceito, mas eu paro e penso, existem pessoas boas e ruins em todos os lugares e grupos. Mas Osama Bin Laden tem aumentado esse preconceito contra os árabes, uma pena, pois são pessoas marevilhosas. Inevitavelmente, o terrorismo é um sombra que paira sobre nós, como o medo de morrer.


 


O Islã


Embora eu acredite que todas as formas de fé valem a pena e saber que não são os islãmicos os terroristas, penso que os seguidores dessa religião são demais machistas e dogmáticos, mas alguns cristãos também o são. Para mim, toda manifestação de devoção é válida, com princípio de que as pessoas aceitem todas as outras pessoas, sem exclusão ou discriminação. Antes, quando o mundo se resumia até onde a visão alcançava, acho que era imaginável que o homem achasse que o seu Deus era maior que o do outro, hoje, com tantas provadas falcatruas, tantos Deuses no mercado, acho impossível que alguém ainda reivindique para o seu Deus a supremacia. Se Deus está em tudo, ele está em mim, em você. Respeito também aqueles que não acreditam em Deus, não acho que estejam errados. Para mim, Deus é a força que rege a vida no universo e o homem é o ser que rege o futuro da sua espécie e que acha que tudo sabe, o que ele não sabe, ou tem medo, ou inventa.


 Se algo acontecer


Seria inevitável ser um pouco mórbito, mas gostaria que alguém continuasse o meu trabalho, de buscar minimizar o preconceito contra gays, lésbicas, travestis, transexuais, negros… gostaria de ter uma fundação com o meu nome que buscasse diminuir as desigualdades socias, que lutasse pelos injustiçados e que tentasse sensibilizar o mundo de que precisamos mudar drasticamente o nosso ideal, ou seja, necessitamos ter um ideal social, ecológico, humano, para que a humanidade não continue caminhando sem rumos e cada nação para um lado. Também aceito um funeral digno e gostaria de ser cremado. Onde espalhariam as minhas cinzas? Gostaria ser levado para o lugar onde nasci Macaé-RJ, o prefeito Riverton Mussi, meu antigo professor de volei no primário, acho que me receberia bem… Creio que passei dos limites mesmo agora, estou draconiano demais.


 
O terrorismo


Já discutimos esse assunto em sala de aula, para quem não recorda estudo jornalismo na UTP. Atos terroristas são por sí só condenáveis. Atentar contra a vida é algo cretino. É covarde, é impiedososo, é imperdoável. Mas para uma sociedade que acredita que Alá estará recebendo os suicídas no paraíso com direito à honras, bem, para eles, é justificável. Fora essa lavagem cerebral, não podemos esquecer dos 1 mil 700 anos de história cristã onde árabes são perseguidos pelos ditos seguidores de Cristo, a eterna discriminação que sofrem dos povos europeus, além das disparidades econômicas, acentuada pela ausência de condições de produção de algo que não seja petróleo. Como todo brasileiro e terceiro mundista a concorrência injusta, o descaso dos grandes e a exploração, nos revoltam. Em nosso caso, quem nunca pensou em ser terrorista e tentar acabar com a corrupção, fazer justiça com as próprias mãos, ou ser violento um dia para abandonar a passividade de uma eterna vítima de um sistema que se diz moderno mas prega conceitos arcaicos como a escravidão?


 Nada justifica o terror, mas o terror de quem estamos falado? Essa é a grande questão.


 


 


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS