Clube de Criação do PR lança campanha polêmica

Redação Lado A 20 de Julho, 2006 04h46m

COMPARTILHAR


Criatividade polêmica
O Clube de Criação do Paraná usa brincadeiras sobre a sexualidade de um dos personagens em comercial elaborado para divulgar uma exposição dos melhores trabalhos de comunicação produzidos no Paraná em 2005, que ocorre no Museu Oscar Niemayer. No rádio, ouve-se a seguinte conversa:


Ô Joao, o que que é “deziguini”?
Ô que?
Tah aqui ó… Exposição de propaganda, comunicação e “deziguini”…
Não é assim que se fala seu ignorante… é design!
E o que que é designnn?
É o jeitão das coisas
Jeitão é… sei
É o espírito do objeto… Design é a busca pela perfeição
Pô João, manera que você está ficando com o design meio de boiola…
“Não perca o melhor da comunicação paranaense, em exposição no Museu Oscar Niemeyer de 14 a 24 de julho”
24… não falei ai ó…


O que tem de ofensivo?
Para o presidente do Clube de Criação do Paraná, Renato Cavalher, o material não tem nada de ofensivo, a não ser aos ignorantes. Segundo Cavalher, que trabalha na criação de uma importante agência de propaganda, membros do clube que são designers e outros que são gays foram convidados a opinar sobre a peça. Até foi cogitada a possibilidade de que viesse a existir alguma polêmica mas não foi visto nada de pejorativo na propaganda. Ao contrário, acham que o mais sensível seria também o mais inteligente.


CBN tira do ar
Segundo o Grupo Dignidade, a rádio CBN retirou a propaganda do ar nesta terça-feira, após receber reclamação de ouvintes e quando o grupo ligou para solicitar explicações. A propaganda era considerada de “utilidade pública” e continua sendo exibida em outras rádios.


Resposta
O Grupo Dignidade, por meio de sua assessoria jurídica, solicitou na quarta-feira que o Clube de Criação do Paraná retirasse o material do ar nas demais rádios e enviou ofício solicitando uma abertura de diálogo sobre o assunto. Para a entidade, a mensagem ajuda a disseminar a discriminação e brincadeiras de mau gosto.


Susto
Ao escutar pela primeira vez o anúncio na CBN, ouvi um “soco” após o machão chamar o outro de boiola… o que me causou um certo nojo, achando que era um comercial homofóbico. Mas, depois, ouvindo novamente o comercial, percebi que não era um soco e sim um bumbo (ou outro instrumento parecido), da música que vinha em seguida… mas, pessoalmente, acho o comercial de mau gosto e anti-criativo.


Enquete
Mais do que rápido, criamos uma enquete sobre o assunto no nosso site. Ao lado, pode ouvir o polêmico comercial e dar a sua opinião.  A pergunta é: A campanha do Clube de Criação do Paraná para a exposição “Melhores de 2005” é preconceituosa? E as opções de respostas: “Não acho, pois não ofende ninguém”, “Não pois o suposto gay sai de inteligente”, “Sim. Pois prega que tirar sarro de gay é normal”, “Sim. Pois gays não tinham nada a ver com o assunto” e “Tanto faz, mas é uma porcaria de propaganda, nada criativa”.  Participe!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS