Gilberto Braga nos apresenta mais um casal gay

Redação Lado A 22 de Março, 2007 04h46m

COMPARTILHAR


Bem, antes de começar o texto do título, meus parabéns à Revista Lado A. Por completar seu primeiro ano de vida e de luta pela expressão gay na sociedade. Ao Allan Johan, por me permitir fazer parte disso, e aos demais colaboradores que, juntos, impulsionam este projeto para frente.

Voltando ao assunto da chamada. A Rede Globo nos traz mais um casal gay na novela das oito, Paraíso Tropical. – É, pelo visto está virando moda – Os belos atores, Carlos Casagrande e Sérgio Abreu (que viveu o Beto, em Malhação), protagonizam na trama um casamento estável. Seus personagens serão completamente integrados na sociedade, sem sofrer as dificuldades comuns que se sofre sendo gay neste país. Bem, isso não me parece condizer muito com a realidade. Enfim…

Nessas ocasiões me pergunto: por qual motivo, a emissora tem investido em papeis homossexuais, mesmo sendo sempre secundários? Olhando por um ângulo positivo, fico contente e satisfeito. Pois, esse tipo de programa costuma possuir uma audiência imensa entre a comunidade. E me dá a esperança de que com a “integração” desses personagens na sociedade de uma teledramaturgia, possa, dessa forma, ser um bom exemplo para a sociedade real. A freqüente mensagem, subliminar ou não, de que é comum conviver com um casal homossexual, pode levar as pessoas a refletirem essa verdade. E consequentemente, pelo menos, ter mais tolerância.

Porém, há controvérsias. Em um mundo canibalmente capitalista, nem tudo é feito com boas intenções. Tudo bem, é até compreensível. Mas, sinceramente é difícil de acreditar que um casal gay, que nem ao menos viverá a realidade de uma sociedade machista, possa estar na trama por outro motivo se não aquele de chamar a atenção do público homo. Às vezes até me irrito, pois, imagino que estejam pensando que somos bobos para não perceber algo assim. Porque, ou nos deixam num canto ou nos fazem de palhaços com personagens estereotipados. E, se não bastasse, ainda lucram às nossas custas.

Pois bem, nem tudo é perfeito ou um mar de rosas. Tudo tem um preço. Mas, seja lá qual for a intenção desses personagens na programação, ainda sim, fico contente. Como já diz aquela conhecida frase: “dos males, o menor”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS