Arquivo

Quinta-feira especial para o movimento gay

Redação Lado A 16 de Maio, 2007 17h41m

COMPARTILHAR
















Dia contra a homofobia

No dia 17 de maio, gays de todo o mundo comemoram o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) mandou publicar a décima edição do Código internacional de doenças, o CID 10, que pela primeira vez na história não trazia a homossexualidade como distúrbio mental.


A homossexualidade já foi crime durante a era vitoriana, punida com prisão em várias partes do mundo ocidental. Foi considerada então doença e hoje configura pecado para as maiores religiões do mundo. Na atualidade, mais de 10 teocracias islâmicas praticam a pena de morte para homossexuais.


Em algumas cidades, foi decretado o dia municipal contra a homofobia. No Sul, Curitiba e Francisco Beltrão já possuem a lei.


ABGLT na ONU
A ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – vai ter o seu pedido de participação na ONU votado nesta quinta-feira. A associação quer ser membro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Com isso, a entidade teria direito de participar das reuniões e transitar nos eventos do conselho como membro consultivo, além de direito a discursar.


A ABGLT é uma organização não governamental que congrega 203 organizações afiliadas o Brasil. A Ong tem como missão promover a cidadania e defender os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. A importância do título para a entidade seria uma maior visibilidade internacional. Hoje, três organizações gays da Europa têm status consultivo no conselho.


Encontro com ministros
O ministro da Justiça, Tarso Genro, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o ministro Paulo Vanucci, da Secretaria Especial de Direitos Humanos receberão, nesta quinta-feira, integrantes da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – para assinarem um termo de apoio ao Projeto de Lei 5003/2001 de autoria da então deputada Iara Bernardi (PT-SP), que propõe a punição por discriminação ou preconceito de gênero e orientação sexual.


A meta da ABGLT é que o projeto seja votado ainda este ano no Senado Federal, o projeto passou pela Câmara em dezembro passado. Uma lista de artistas e intelectuais já abarcou assinaturas de peso no meio artístico. Mais uma lista, esta de adesão à Frente Parlamentar Pela Cidadania GLBT, já conta com 215 assinaturas, 199 de deputados federais e 16 senadores.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS