Arquivo

Os ursos também amam

Redação Lado A 20 de Junho, 2007 02h18m

COMPARTILHAR


Os ursos formam uma comunidade de grande destaque dentro do mundo GLS. Comumente são chamado de ursos os indivíduos mais corpulentos, os barbudos e os peludos. Na cena principal do mundo gay, das boates, os corpos sarados e lisos são os que mais se destacam, mas isso não intimida em nada o grupo dos fofinhos e com pêlos. Eles montam as suas próprias baldas, encontros e criam uma contra-cultura no meio gay.


O visual masculino rústico é o principal look no universo urso, mas isso não quer dizer que não haja espaço para “ursinhos carinhosos”. Dentro do universo bear (urso em inglês), tem espaço para todos. Nos anos 70-80 eles se destacaram entre os leathers, os amantes de couros, e criaram seu próprio segmento. E no Brasil a onda chegou na década de 90. Mas eles sempre estiveram presentes e há também aqueles que têm tara por este estilo.


Mas não se trata apenas de um estilo estético. Os bears têm atitudes masculinas e se mostram com virilidade. Às vezes, o grupo parece ser meio restrito, porém eles adoram falar do movimento, explicar os vocabulários e esclarecer dúvidas.


Os homens peludos mas não grandes, eles chamam de “lontras” (otter). Aqueles que gostam de ficar com ursos são chamados de Chaser (Admirador). O jovem que ainda não tem aparência de urso mas se mostra no caminho é apelidado de Cub ou Filhote. Behr são os quase ursos, Big Bear é o urso de altura acima da média e pesado. Chubby são aqueles com menos pêlos e mais barriga. Koala Bear são os ursos loiros. Muscle Bear os mais sarados e Polar Bear os grisalhos.


Além das classificações, existe um vocabulário de convivência todo especial. O tradicional olá é substituído pelo som “Woof” e na hora da paquera o som fica “Woofy” e o local dos encontros, reuniões e festas é chamado de caverna ou gruta (cave/den).


Como dito antes, os ursos são amistosos e têm vários eventos especiais em suas comunidades ao longo do ano. Em São Paulo, na semana da Parada do Orgulho GLTB, em junho, foram organizados uma feijoada (claro!), uma festa temática e uma balada em um hotel para esta comunidade. Tudo com grande (e enorme!) sucesso!


A Festa Woof Pride 2007 (Fotos) levou mais de 500 ursos para o Clube Executivo, em São Paulo. A festa foi fetichista e os participantes entraram no clima e foram a caráter. Teve DJ e até dançarinos rechonchudos, que fizeram o maior sucesso.


Para quem pensa que os bears hibernam, vai uma grande lição: eles estão sempre a inventar festas e a questionar o padrão esquálido de beleza de nossa sociedade. São fiéis aos seus princípios e odeiam as modinhas. Em Curitiba, os ursos se encontram duas vezes por mês, no Side Caffe, às terças-feiras.


Crédito das imagens: Luciano Campos

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS