Arquivo

Tudo sobre o XVII Crystal Fashion

Redação Lado A 22 de Outubro, 2007 08h31m

COMPARTILHAR


Resumão do XVII Crystal Fashion
O evento mais uma vez foi glorioso. Pelos corredores circularam muita gente conhecida, mais uma vez o evento cumpriu o seu papel comercial e institucional. A próxima temporada será entre os dias 14 e 19 de abril de 2008. Fica no ar, porém, a grande pergunta: o evento irá crescer ou ficará limitado à garagem onde foi realizado nas últimas 15 edições (os dois primeiros foram realizados onde hoje é a Livraria Saraiva)?


Já está mais do que provado que o evento está consolidado e que a equipe de trabalho tem condições de dar alguns passos adiante. Não há mais condições de se fazer um evento deste porte em um local que nem possui banheiros ou sistema de refrigeração adequado. Foram anos maravilhosos, de crescimento, mas se nada mudar não há muito a ser feito. Tanto jornalistas, lojistas e, principalmente, o público estão perdendo o encanto pelo evento aos poucos, processo que vem de longe. Mesmo assim, ficam aqui os parabéns por mais esta semana de moda sem igual na cidade.


Os artistas apareceram menos este ano, muitas marcas colocaram convidados para desfilar e não investiram em cachês estrondosos. Alguns globais fizeram somente a entrada no final, para apoiar a campanha de ampliação do Hospital Pequeno Príncipe. Teve até momento palanque com a pré-candidata à prefeitura Gleisi Hoffman no desfile da loja Green, acompanhando seu filho. 


Os dois últimos dias do evento foram os melhores, embora já estivessem minguando as energias e bebidas… A Calvin Klein fez mais uma vez um belo desfile, porém com uma coleção um tanto básica. A surpresa (nem tanto para nós) foi o desfile da Pura Mania, que trouxe Deborah Secco e um visual todo hip hop. A moça dançou, sacudiu, tropeçou… deu um show! A Ellus fechou de forma competente o último dia, com uma coleção rock romântica inspirada nos Beatles.


Apesar de não ter nenhuma grande novidade e os desfiles terem sido básicos ao último, o evento agradou a maioria das pessoas, tirando alguns irritados com o calor excessivo. Mas moda não pode ser algo previsível. A moda precisa ter atitude e causar catarse, mudanças, novos conceitos, nem que seja de uma forma fútil ou superficial. Moda precisa chocar, causar reação, e nesse sentido, o evento e os desfiles foram apáticos.


Dia 06: O último e o mais disputado
Pura Mania

O mais esperado desfile do evento era a coleção de 10 anos da marca londrinense Pura Mania, que investiu pesado e contratou a atriz Deborah Secco para fotografar o seu moderno catálogo. A atriz veio ao Crystal Fashion e se jogou na passarela, chegando a dançar e a fazer caras e bocas. Aliás, performance que vem sendo realizada nos desfiles da marca. A Pura Mania vem passando por uma transição forte nos últimos anos e apresentando coleções de qualidade e estilo inquestionáveis, buscando um público mais exigente e mais refinado.


Talvez tenham exagerado um pouco. O dourado estava presente em quase todos os looks, seja nas roupas ou nos acessórios em volta do pescoço dos modelos. A estampa “10” foi apresentada nesta coleção porém o dourado quadriculado veio da coleção passada, quem viu não se esqueceu, e este é o problema das peças douradas. O desfile trouxe ainda a trilha hip hop, ou krumping como preferem, com direito a dançarinos que entraram no meio do desfiles e tiraram um pouco a atenção das roupas.


A coleção estava linda. Algumas peças como o cinto dourado da marca, a regata masculina emborrachada e o colete de botões dourados merecem grande destaque. O que foi apresentado trouxe as cores: dourado, prata, branco, cinza, creme, amarelo e tons de roxo e rosa. A coleção estava madura mas talvez a forma de apresentá-la ficou um pouco dispersa. Mas foi eleito pelo público o melhor desfile.


Ellus
A marca paulista trouxe The Beatles como tema para sua coleção de verão. Preto, rosa, verde e marrom apareceram no desfile da marca que tinha muitas peças com a logomarca da banda estampada em letras garrafais. Outras peças traziam pedaços das letras do quarteto de Liverpool, imagens do grupo, ou temas correntes na moda dos nos anos 60. Coleção básica, romântica com alguns destaques como o vestidinho feminino com tiras refletivas e a camiseta sem mangas listrada em preto e cinza, cores já tradicionais da marca. Para elas os vestidinhos cheio de detalhes e de volume foram a grande aposta da marca. Muito jeans para eles e camisetas de corte mais aprumado. O desfile passou tão rápido que deixou um gostinho de quero mais, porém estava encerrado mais um Crystal Fashion.


Dia 05: Expectativas 
Green

Não cobrimos este desfile


Calvin Klein Jeans
A marca licenciada e produzida no Brasil apresentou uma coleção básica, com maior destaque para a coleção feminina que trouxe uma mulher chique e elegante. O branco, rosa claríssimo, prata, azul, amarelo e cinza imperaram no visual para elas. Cortes retos e clássicos e algumas estampas geométricas. Macacão, bermudinha e muitos tops, sempre com aquele casaquinho discreto e a bolsa gigante. De noite, o preto impera em vestidos e peças clássicas com detalhes para diferenciar do que já se viu.


Muito jeans para eles e elas e o forte da marca: underwear.  Já o homem CK é clássico, viril e descolado. Muitas regatas e bermudas com comprimento até o joelho e a tradicional calça jeans preta da grife. Camisetas estonadas, jaquetas retas, camisas estampadas, até o rosa reapareceu no desfile que trouxe o xadrez mais uma vez. A marca este ano vem com uma coleção completa, com muitos acessórios. Alfaiataria apareceu em algumas peças pontuais como calças. Chinelos de couro, bonés, cintos maravilhosos, além dos itens comemorativos dos 25 anos da marca. Aliás, chegou uma cuequinha para lá de pequena. Os meninos curitibanos Felipe Accioly e César Trombini desfilaram como convidados para a marca no meio dos modelos.



Dia 4: Passarela para todos
Lilica & Tigor
Não acompanhamos o desfile.


Evidence
A marca consumida por oito em cada dez patricinhas da cidade convidou suas clientes para mostrar a nova coleção da loja. Foram mais de 40 bem nascidas da cidade que fizeram um desfile democrático. Das mais com cara de Top às gordinhas no catwalk do XVII Crystal Fashion. E a moda pegou. A CK Jeans também irá trazer convidados amanhã, mas terão modelos profissionais junto. Destaque para a aparição do carismático ator curitibano Alexandre Slavieiro. O ator desfilou vestindo a camiseta da campanha de ampliação do hospital infantil Pequeno Príncipe. 


Dentre as peças apresentadas, muitos vestidos e bermudinhas. Muita ceda e paetês. A paleta de cores tem o clássico preto e branco além de roxo, bege. amarelo e azul. Vestidos inteiros com paetês aplicados chamaram muita a atenção do público. Alguns modelos, coloridos, lembravam as coleções Versace dos anos 80, quando o pop art era colocado com paetês nas peças da maison.


Os velhos tubinhos pretos viraram vestidinhos mais soltos e com movimento. Detalhes de argolas, alças de cetim e couro, costas trançadas, muita criatividade para dar o diferencial. Destaque para o casaquinho com capuz e costas abertas. A intenção do desfile era remeter aos balneários luxuosos como Saint Tropez e Ibiza – os chapéus dourados do início contribuíram para este objetivo, bem como o DJ Paulo Antonio que mixou o som de cima da passarela.


Dia 3
Foi o dia dos imprevistos
Atores Daniela Suzuki, Bruno Gagliasso e Camila Rodrigues desmarcam presença em cima da hora

Patachou
A marca trouxe às passarelas do XVII Crystal Fashion uma coleção romântica, cheia de sensualidade e muito feminina. As clientes da marca poderão encontrar vestidos, macaquinhos, looks compostos clássicos de extremo bom gosto e com um acabamento de primeira.


O azul, o verde e o tangerina compõem a maior parte da paleta de cores optada pela marca para este verão. O preto e o branco, listras e formas abstratas estão com tudo neste verão.  Tecidos brilhantes, drapeados, lurex e as lantejoulas dão o lado glamuroso deste verão que combinará peças da alfaiataria, super estruturadas, com peças mais leves e soltas.


A marca ainda utiliza botões, zíperes, bordados e broches para aumentar o tom romântico da coleção que tem forte inspiração nos anos 60, como visto nos lenços amarrados no pescoço de quase todos os looks da marca.


TNG
Com convites esgotados, a maioria das pessoas ainda não sabia que o global Bruno Gagliasso não pôde comparecer ao evento, a marca abriu seu desfile com a top catarinense Mariana Weickert. A coleção trouxe muitas peças com listras transversais, estampa de barquinho à vela e jeans. Alguns looks ostentavam uma tendência psicodélica, outras rock, alguns eram mais esportivos, mas o urbano e cosmopolita reinou em meio às criações da TNG.


Da bermuda ao paletó, a coleção masculina abriu um leque maior de opções. Peças confortáveis e com muito movimento. Algumas brincando com o clássico, outras abraçando o despojado. A coleção é para ser usada com personalidade, embora algumas peças remetam ao erro inevitável. É o caso da pólo com listras coloridas sendo uma delas em prata. A peça não combinava nem com ela mesma.  Mas o jeans amassado da marca acertou em cheio, mas foi pouco explorado.


Para as mulheres, muitos vestidos. Parece que a moda de vestidos bi, tricolores, veio para ficar neste verão. E blusões, regatas, bermudas pequenas e bem constituídas, calças brilhantes e soltas no corpo também. Tudo com muito brilho em cima e movimento na parte de baixo. Destaque para a blusinha de zebra, toda em lantejoula, mostrada pela top Mariana no final. Para eles, muito vinil, jeans e combinações quase impossíveis. O costume verde-azul e o blazer em tecido xadrez são bons exemplos do que a marca tentou passar.




Dia 2
Segundo dia é de glamour e praia (ou parque)

Le Lis Blanc
A marca feminina Le Lis Blanc trouxe para a passarela do Crystal Fashion uma coleção enorme de opções para as próximas estações. As tops Letícia Birkheuer, Juliana Dal Bosco e Juliana Imai foram os destaques do desfile que apresentou a proposta da marca. Letícia é uma verdadeira princesa e encantou por onde passou com seu visual Gracie Kelly. Na passarela, muito dourado, prata e acessórios. As argolas grandes de ouro voltam com tudo nas orelhas, as bolsas continuam gigantes e os vestidos e peças com muito movimento.


A palavra certa é conforto e a marca abusou do conceito trazendo muitas peças soltas do corpo e em seda, além de jersey, algodão e viscose. Camisões, macaquinhos, túnicas… as opções não foram poucas. Grande variedade de comprimento dos vestidos e opções de bermudas curtas, camiseta recheada de paetês e bermudões mais altos. Algo entre butch chic e lesbian chic. Muita personalidade, coube espaço até para os tradicionais lacinhos.

Resumindo: sensualidade à flor da pele. O azul royal reina entre as cores, junto com o violeta, acompanhando tons neutros, terra e metalizados. O verde também aparece em grande variação. Bem como o pink flúor, de forma maneirada e discreta, em pontos destacando a estampa que este ano veio com padronagens grandes seguindo uma lógica não muito regular com formas geométricas e florais. Pedrarias, miçangas e ornamentos em metais podem ser vistos em várias criações e são uma forte tendência para este verão.



Track&Field

A segunda marca a desfilar na terça-feira no XVII Crystal Fashion levou para a passarela um time de atletas e a Miss Brasil Natália Guimarães, que encerrou o show com a camiseta da campanha de ampliação do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Além de três modelos que já posaram para a capa da revista Lado A (Ver matéria correlata).


A marca apresentou um pouco de cada uma de suas linhas de produtos e o cinza concreto e o vermelho metálico reinaram nas criações. Alguns detalhes fluorescentes apareciam discretos também. Linhas horizontais antiderrapantes nas peças conferiam um visual moderno. Além de muitos bolsos e estampas que mudam de tom conforme o calor. A marca acertou na modelagem das peças e apresenta um design clássico, cheio de novidades na composição dos materiais mas sem grandes pretensões criativas em seus cortes. E parece que a aposta vai agradar em cheio, pois este verão será básico.


Para os homens: camisetas, regatas, calças e sungas. Para elas, regatas, tops, leggings e calções de corrida, tudo desenvolvido com base na nanotecnologia. A inspiração da linha Sports Silvertech veio do urbanismo dos anos 60 e na arquitetura de Oscar Niemeyer. Algumas estampas receberam a tecnologia fotocrômica UV Warning, que muda de tonalidade conforme a intensidade dos raios ultravioletas. As linhas Sports Feminina Design XXI e Skin T&F trouxeram peças com o mínimo de costura e grande aderência ao corpo. As outras linhas apresentadas variavam a paleta de cores, sempre usando duas cores como base. A linha Yoga propunha um visual mais zen e uma paleta de cores neutras e com muito preto e branco. Destaque para uma camista feminina branca quase transparente. Na moda praia, batizada de Beach, muitas batas e calças em malha. Além é claro de sungas, maiôs, bermudões, chapéus e vestidos. A linha TF, a premium da marca, trouxe mais uma vez o tingimento natural, feito com extratos naturais da flora brasileira usados no tecido jacquard.


Dia 1
Deu samba no primeiro dia do XVII Crystal Fashion
As grifes Croqui/Ópera Rock e Rosa Chá exploraram a brasilidade em seus desfiles e apresentaram as tendências primavera/verão no primeiro dia do XVII Crystal Fashion.


A multimarcas Croqui homenageou o carnavalesco curitibano Ney Souza em um desfile comandado pelo produtor Victor Sálvaro que utilizou muitas plumas. Junto com a loja Ópera Rock, a marca trouxe o roqueiro Supla, que foi a atração do primeiro desfile, que contou ainda com uma bateria de escola de samba na passarela. Os modelos vestiram peças estruturadas, muitas camisetas e elas vestidinhos e saias comportadas. A paleta de cores variou com os tons de rosa. Mas reinaram o jeans, o branco e o azul.


Já a Rosa chá trouxe o modelo Paulo Zulu e apresentou uma coleção geométrica, com cortes e fendas criativas, muitos relevos nos tecidos e peças assimétricas. Com cores mais moderadas, o preto e o branco reinaram ao lado de tons claros como variações do verde, cinza e azul. Tudo com muita pedraria, bordados e adereços coloridos. Ao som de um petit-pourri de músicas brasileiras, a marca se inspirou no dadaísmo, surrelismo e no tropicalismo para compor a coleção que conta com muitos acessórios e estampas.


Quem parou tudo no primeiro dia não foi um famoso. O modelo Henrique Ferrari, da Ford Models foi o colírio do dia. Confira o perfil do moço em nossa matéria correlata abaixo da galeria de fotos.








O XVII Crystal Fashion vai até o dia 20 de outubro e tem a seguinte grade de desfiles:

Dia 1 (segunda-feira) – Croqui e Rosa Chá
Dia 2 (terça-feira) – Le Lis Blanc e Track & Field
Dia 3 (quarta-feira) – Patachou & TNG
Dia 4 (quinta-feira) – Lilica & Tigor e Evidence
Dia 5 (sexta-feira) – Green e Calvin Klein Jeans
Dia 6 (sábado) – Pura Mania e Ellus




Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS