Arquivo

Gay Port Alegre

Redação Lado A 16 de Março, 2008 07h26m

COMPARTILHAR


Em inglês Gay significa Alegre e Port é Porto, dessa forma temos a tradução de Porto Alegre como Gay Port. Capital dos Gaúchos, povo estereotipado como gay, Porto Alegre é uma das maiores cidades do Brasil. Considerando que as grandes metrópoles geralmente se caracterizam por uma vida noturna mais agitada e como reduto para a expressão homossexual, esse parece ser um paraíso! Isso que não se está falando da beleza desse povo.


Próximo ao extremo Sul do Brasil, Porto Alegre não é uma cidade tida como turística e não costuma receber muitos visitantes. Dificilmente você vai encontrar nas ruas pessoas falando outros idiomas ou com sotaque de outros estados, se encontrar, tem grande chance de ser os próprios gaúchos esbanjando o seu nível cultural elevado, naquela também considerada capital cultural do mercosul. Assim como tem poucos turistas, são muito poucos os imigrantes de outros estados, se você parar alguém na rua e perguntar sua origem, a resposta vai ser a de um país europeu, já que se pressupõe que seja gaúcho. Em Porto Alegre, ao encontrar pessoas, não espere muito mais do que encontrar gaúchos.


Com sua colonização européia, a maior parte das pessoas tem pele, olhos e cabelos claros. Embora estereotipados de Gays, os gaúchos são como os demais brasileiros, e o percentual de homossexuais provavelmente é o mesmo. O que os torna mais “alegres” é principalmente a cultura local e, no Brasil, pessoas cultas também são tidas como gay.  Apesar de serem pessoas um pouco fechadas, os visitantes são bem-vindos e você ser de outro estado conta pontos na hora da conquista.


Se para o público em geral Porto Alegre não é dos destinos mais cobiçados, com certeza é uma ótima opção para os Gays, se tratando de uma cidade grande, existem diversas opções noturna,s assim como de lazer e cultura, para todos os públicos. Sendo um local menos turístico, a vida noturna durante a semana é meio fraca, e é no final de semana que a cidade realmente ganha vida. Além das boates tradicionais, a cidade tem muito da cultura do rock alternativo e da música eletrônica, alguns desses locais são gay friendly.


Durante o final de semana, os amigos gays se encontram nos parques para tomar um chimarrão, também conhecido como “chimas”, e pegar um sol.  O público mais “posh” se encontra no Parcão e os mais alternativos na Redenção. Você passeando em um desses parques provavelmente vai cruzar com muitos “entendidos” e poderá até fazer algumas amizades. O público do Parcão é mais nariz empinado e o “approach” se torna mais complicado. Na região tem a Rua Padre Chagas que reúne lojas de grifes, bares e cafés. Bastante freqüentado por pelo público em questão, nessa rua você irá ver muita gente bonita e sofisticada.


Se você já é mais alternativo e não liga muito para sofisticação, na região próxima à Redenção também tem uma rua bastante badalada que é a Lima e Silva. Formada por muitos bares, é o ponto de encontro. Aos domingos, a área da rua, na altura do shopping Nova Olaria, é invadida por jovens, geralmente de origem mais simples, que andam de mão dada e se beijam na rua em plena luz do dia, expressando a sua orientação sexual.


Não importa a qual desses grupos você pertença, será bem recebido na cidade e, com certeza, fará grandes amigos. Os gays de Porto adoram fazer amizades em outros estados e até mesmo namorados, esteja pronto para estabelecer uma relação de longo prazo, provavelmente você irá voltar mais vezes a essa cidade.


gustafboyd@webapp76668.ip-50-116-63-163.cloudezapp.io

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS