Arquivo

O inverno é xadrez

Redação Lado A 12 de Maio, 2008 15h56m

COMPARTILHAR


Um clássico do guarda-roupa de inverno, o xadrez está mais forte do que nunca na próxima estação. Pode ir esquecendo aqueles modelos caretas que lembram as roupas de sua avó sentada na cadeira de balanço enquanto tricotava ou as fantasias de festa junina. As passarelas das semanas de moda trouxeram a padronagem de volta em releituras nada convencionais.

Criada pelos escoceses por volta do ano 300, a padronagem dos quadradinhos ganhou status de elegância no começo do século XX, período em que suas diversas variações ganharam nome e respeito, e desde então passou por várias reencarnações. A Camisa xadrez existe desde que o primeiro lenhador gritou “madeira” nas florestas. Virou febre nos anos 90, quando foi resgatado pelo grunge – movimento musical de Seattle, com o uso daquelas camisas em flanela.

Xadrezes aparecem em jaquetinhas e tricôs, formam estampas inusitadas em camisetas, camisas, calças e até nos sapatos. A prova maior do sucesso, porém, está nas esquinas, em tardes de temporal: ao primeiro pingo, surgem os camelôs com guarda-chuvas copiados da tradicional grife inglesa Burberry, a mãe dos xadrezes na moda.

Embora aos olhos destreinados todos se pareçam, os xadrezes são muitos, e variados. Além do copiadíssimo tartã- aquele das saias usadas pelos homens escoceses, o kilt-, há o vichy (criado na cidade francesa do mesmo nome, forma quadradinhos de duas cores e se imortalizou nas toalhas de mesa das cantinas), o argyle (losangos multicoloridos muito presentes em meias, cachecóis e suéteres e cardigãs masculinos), o príncipe de Gales (cada quadrado é composto de várias linhas), o pied-de-poule (xadrezinho mínimo, imitando a marca de um pé de galinha).

Da combinação de cores pouco usual até a modelagem mais elaborada o xadrez vem incorporado nas diversas tendências presentes na temporada, como o rock’n’roll , neo-hippie, country, anos 20, old-school, entre outros. Agora você tem razões de sobra para fazer o xadrez entrar no seu armário da estação.

A única atenção que você precisa ter, na hora de usar uma peça xadrez, é cuidar com os excessos, nada de misturar muitas variações desta padronagem num look só, para não sair por aí parecendo uma toalha de pique-nique. Prefira uma peça xadrez casada com outras mais básicas. Entretanto se você estiver acima do peso, tome cuidado! Neste caso, invista nos padrões miúdos do xadrez e modelos não muito volumosos. Coordene esta padronagem com cores escuras, pois estas emagrecem e dão mais harmonia ao se vestir.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS