Arquivo

Filha de Raúl Castro quer aprovação dos direitos dos homossexuais e transexuais

Redação Lado A 05 de Junho, 2008 06h42m

COMPARTILHAR


Mirela Castro é diretora do Centro Nacional de Educação Social e tenta com o Cenesex (sigla em espanhol) combater o preconceito dos cubanos em relação às minorias. Atualmente Mirela tenta a aprovação de um projeto de lei pela Assembléia Nacional de Cuba que seria um dos mais liberais da América Latina.


Trata-se de um projeto de lei que defende os direitos dos homossexuais e transexuais que inclui: reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo, direitos de herança, direito dos transexuais a cirurgias de mudança de sexo e permite a troca de nome na carteira de identidade, o que seria uma das leis sobre direitos de homossexuais e transexuais mais liberais da América Latina.


Mirela diz que, por mais que a legislação não mencione a palavra casamento e também não fale sobre adoção de filhos, os homossexuais e transexuais pedem para que ela não atrase a discussão da lei na Assembléia. Para eles o importante é garantir os seus direitos pessoais. A legislação tem limites, porém. A adoção de crianças por casais do mesmo sexo não é mencionada, assim como a palavra “casamento”.


“Muitos casais de homossexuais me pediram para não arriscar que a aprovação da lei fosse atrasada por causa da insistência na palavra casamento”, disse Mariela Castro. “Em Cuba, o casamento não é tão importante quanto a família, e desta maneira podemos pelo menos garantir os direitos pessoais e de herança de homossexuais e transexuais”, afirmou. Segundo ela, seu pai apoia seu trabalho, apesar de aconselhá-la a ir devagar.

“Eu vi mudanças em meu pai desde que eu era criança. Eu o via como machista e homofóbico. Mas, à medida que cresci e me transformei como pessoa, também o vi mudar”, disse.  Sua mãe, Vilma Espin, era uma defensora dos direitos das mulheres reconhecida internacionalmente. Para Mariela Castro, são os direitos dos homossexuais e dos transexuais que precisam ser defendidos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS