Arquivo

Israel terá memorial ao Holocausto Gay

Redação Lado A 05 de Junho, 2008 06h56m

COMPARTILHAR


O primeiro monumento às vítimas homossexuais que foram perseguidas e assassinadas pelo Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial será construído na cidade de Tel Aviv em Israel. O memorial será alojado no parque Meir Garden.

Os chamados “código 175” – eram os homossexuais que os nazistas detiveram, espancaram, usaram como mãro-de-obra carceráia e por vezes castraram. Há estimativas de cerca de 250 mil homens gays presos e enviados aos campos de concentração do regime de Adolf  Hitler.

As acusa鋏es que lhes eram movidas invocavam o Par疊rafo 175 do código criminal da Alemanha nazista, que definia como ilegais os “atos antinaturais e indecentes” entre homens, em uma formula鈬o adotada em 1871. Os nazistas simplesmente amplificaram o alcance desse estatuto para transformar “simples olhares” e “simples toques” em motivos legais para perseguir, investigar e condenar os homens homossexuais.

A construção será em forma triangular com paredes onde se formarão um interior profundo e silencioso. O projeto foi idealizado por Itai Pinkas, um dos líderes da comunidade GLBT de Israel e assessor do governo municipal para a questão LGBT.


Além de Tel Aviv há outras cidade que estudam prestar homenagem a comunidade homossexual, são elas: Sydney, Copenhagen e Amsterdã e Berlim que já está construindo o seu.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS