Arquivo

Dia a dia do XIX Crystal Fashion

Redação Lado A 24 de Novembro, 2008 10h49m

COMPARTILHAR


Confira os bafos, fotos, fofocas e, claro, nossos comentários sobre os desfiles:

Dia 6
Bafo do Dia: Apesar de não desfilar de salto (“ninguém estava de salto”), Kate foi a sensação do desfile da Gazetinha com seu visual andrógino que chocou o público conservador. Um arraso.


Must do dia: Mesmo a zebraejoaninha correrendo do título de marca predileta dos emos, gays e afins, duas peças da marca com um grande arco-íris não deixaram de chamar a atenção do público simpatizante (com a marca).


Green
A Green foi a terceira marca infantil a desfilar no evento e trouxe muitas cores quentes e calor para a passarela. Marrocos, Miami Beach, Deauville, Florestas brasileiras e Paris foram as inspirações da coleção da marca que trouxe muito floral e tons pastéis. O degradê e cores vibrantes marcaram presença. Assim como muitos detalhes como recorte e botões. Muito conforto, principalmente na linha Navy, modismo que não passa entre os jovens e adultos, mas que desde sempre agrada as crianças.


ZebraeJoaninha (Gazetinha)
Para marcar os 35 anos do suplemento adolescente da Gazeta do Povo, Coral, cantora teen, e um desfile divertidíssimo. A marca comercializada por internet trouxe uma coleção mais madura, sem grandes inovações mas que marcou bem o gosto do público da marca. Jovens com estilo, que arriscam no visual e são inovadores. Assim foi o desfile que levou as cores do arco-íris, babados, listrados, visual retro, estampas divertidas e, claro, zebra e joaninha. Destaques para as figuras que desfilaram, como o andrógino Kate, que deixava na dúvida se era menino ou menina e o povo ficou passado.


Patachou
Em homenagem aberta ao estilista Gianfranco Ferré, a Patachou mostrou uma coleção detalhista, de muita elegância, com grafismos, volumes e recortes estratégicos. O tom masculino das peças de Ferre estava presente, sempre adaptado ao estilo da marca brasileira. Muita estrutura com uma linguagem intrínseca de grafismos, referências e escolas. Em três partes, a coleção mostrou a feminilidade romântica em cores fortes e terra, tudo muito natural e italiano, inovador sem pisar fora do clássico.



Dia 5
Bafo do Dia: Desfile da Calvin Klein que trouxe pouca roupa e muitos gatos e gatas para a passarela. No vídeo de abertura, o bofe de cueca arrancava suspiros e berros.


Must do Dia: O DJ Raul Aguilera no palco do desfile comandando a trilha foi uma surpresa, já que ele é um dos mais conhecidos das bees da cidade.


Lio
A Lio estreou no XIX Crystal Fashion na sexta-feira sua coleção primavera-verão de diversas marcas com que trabalha. Mais uma vez se viu nas passarelas que as marcas infantis investem pesado em criação e detalhes. O casual chic com variações de esporte, clássico e romântico mostram que a gurizada quer qualidade e opções para todas as ocasiões.


Cori
A Cori se inspirou no México místico para criar uma mulher urbana e contemporânea. A coleção tem muitos toques étnicos, sem cair no folclórico. Boleros, vestidos, pantalonas, calças de cintura alta, jeans, seda e linho trazidas com cores que passam pelo pink, turquesa, laranja, vermelho, cáqui e azul marinho. Bordados valorizam as peças, junto com apliques, tricô e patchworks. O couro vem navalhado e saias e calças plissadas são destaques. Muitos acessórios em cerâmica, metal e pedras semipreciosas.


Calvin Klein
Com um apelo sofisticado e casual, e muito verão, a marca levou criações clássicas para a passarela, sem perder o gingado brasileiro. Sugerindo o lifestyle novaiorquino, a coleção foi inspiradas nas Pool Parties que abrem a estação de verão de Manhattam nos clubes exclusivos. Biquinis à mostra, tops, camisas e bermudas floridas, vestidos soltos para elas. Bermudas, T-shirts com gola V, camisas leves, amassadas e descoladas. Muitas pólos, sobreposições e chinelos. Tudo muito relax. Linho e lona aparecem marcando a linha ecologicamente correta da marca.


Dia 4
Não fomos
Desfilaram: Lilica & Tigor e Evidence.


Lilica & Tigor
A Lilica Ripilica entrou com uma coleção colorida para as meninas com muita modelagem e detalhes femininos inspirados em no floral. Tudo muito delicado sem apelos e divertido. Apliques, couro e muitos tecidos aromatizados. Já os meninos ganharam da Tigor T. Tigre explorou o universo inventivo, com estampas temáticas, com ferramentas, braços mecânicos, fórmulas e aparatos técnicos. Uma parte mais college da coleção veio com números e frases. A coleção é bem completa, com acessórios e tudo o que tem direito da moda jovem, inclusive com variação de materiais, especialmente para os pequenos.


Evidence
A marca é popular entre as patricinhas da cidade e sempre apresenta muito charme e sofisticação nas passarelas do Crystal Fashion. Túnicas, vestidos, estampas, listras, bichos e jeans marcando os looks, com destaque para o movimento e conforto das peças.


Dia 3
Apesar da expectativa de aumento de público, ocorreu o contrário. Mas o evento está mais limpo, lindo, com desfiles incríveis. O fim de semana promete ser agitado, não só nas passarelas mas com muitas festas. Os stands do Ruy Barroso e do Centro Europeu são os mais movimentados.

Bafo do dia: miçangas voando na passarela no desfile da TNG.

Must do dia: as modelos veteranas no Crystal Fashion fizeram um comeback digníssimo no desfile de Liliana Castellaños. Muita emoção na passarela. Foi lindo.

TNG
A marca trouxe a Curitiba a top Mariana Weickert e apresentou uma colação marcada pelo estilo navy, com muito branco, listras, marinho e vermelho. Laços, cordas e muito brilho na coleção da marca jovem. Para elas, vestidos leves, com volume e movimento e muitas opções para os pés. Coletes também marcaram a coleção, bem como uma moda executiva despojada, com gravatas finas e mistura de cores e xadrez na camisetaria.


Liliana Castellaños
O show da ultra feminina da boliviana Liliana Castellaños foi marcado por uma trilha belíssima, em francês, passos mais lentos e materiais ecologicamente corretos, que passaram longe das passarelas na maioria das marcas – o que contraria a tendência atual de busca por materiais renováveis. A dupla dourado-prateado, tons de azul, vermelho e laranja apareceram no desfile super sensual e sóbrio reforçado com flores, estrelas e transparências. Muitos decotes, fendas e acessórios belíssimos. As modelos mais velhas que desfilaram sabiam como ninguém dar charme e glamour à coleção e foram muito elogiadas.

Dia 2
Must do dia: uma travesti negra, alta, em um vestido vermelho, com chapéu e tudo (ver foto), que mostrou que a Vera Verão não morreu (descobri que ela é de uma agência de modelos, a South Models. A minha gafe: como ela estava do lado do povo da festa à fantasia, que estavam vestidos de múmias, perguntei se eram da mesma festa… bafooo!).

Bafo do dia: quase todas as modelos do desfile da Fórum desabaram no backstage após a passarela por causa do salto agulha de até 13cm que usaram para desfilar. A razão da câimbra coletiva foi uma combinação de estafa por causa dos 600m de passarela (contando as três entradas) e porque as sandálias eram amarradas nas pernas o que dificultava a circulação sanguínea. Literalmente os seguranças seguravam-nas quando elas terminavam o desfile. Era angustiante ver a expressão de dor na cara das modelos. Segundo elas, elas “desmaiaram”. As representantes do sindicato dos modelos e manequins estavam lá mas nem se prestaram a ir ao backstage.

Triton
A coleção masculina da marca trouxe uma linha college, inspirada no sul da Califórnia. Camisetas, muita gola V e regatas. Xadrezes marcando presença e coletes. Muito azul, e tons próximo ao amarelo. Para elas muito jeans, macaquinhos e alfaiataria. A mulher Triton é super feminina e nesta coleção ganha um ar mágico.

Forum Tufi Duek
Apesar de se chamar Forum, a coleção apresentada era a da Tufi Duek, marca internacional do estilista, a mesma apresentada no SP Fashion Week. A marca levou para a primeira fila uma legião de peruas vestindo as roupas da marca. Na passarela, uma coleção inspirada nos lençóis maranhenses, com muita estampa e criações sobre seda, drapeados, estampas, sempre em tons naturais, partindo do branco. Muito chic e digna a coleção que abusa dos cortes sinuosos e do dourado. O caimento é livre e com muito movimento.

Dia 1
Must do dia: A apresentadora Maria Pia invadindo a passarela para tietar a Deborah Secco no desfile da Puramania “Se as criaças podem…”. Arraso ela. (Até tu Pia, pensei na hora)

Croqui
A multimarcas abriu a 19ª. edição do Crystal Fashion com presença das gêmeas do nado sincronizado brasileiro Bia e Branca Feres. Do rock a uma balada grega, os modelos desfilaram as marcas: Huis Clos, PIN, Maria Garcia, Carmim e Cavendish. Muito branco e fibras naturais com um clima romântico no ar. Do casual ao chic a marca passeou por fios e estampas discretas.

Puramania
Deborah Secco é a musa da marca pela terceira coleção seguida. Mais uma vez no Crystal ela mostra que tem uma legião de fãs. Muito preto e branco, rosa, azul marinho e jeans stonados. Xadrezes marcaram parte da coleção, junto com o tye-dye.  Listras em meio tom, camisas estruturadas e regatas completaram o mix da coleção masculina da Puramania. Para elas, muitas estampas geométricas, drapeados e a cor turquesa.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS