Arquivo

Junho abre calendário de Paradas Gays no Brasil

Redação Lado A 28 de Maio, 2009 17h30m

COMPARTILHAR


Está chegando o dia em que comemoramos o Dia Internacional do Orgulho Gay, porém muitas pessoas ainda não sabem o motivo pelo qual milhares de gays por todo o mundo marcaram o dia 28 de junho como sendo a data escolhida para este dia tão especial. A parada do orgulho gay de São Paulo, no próximo dia 16, abre o calendário de eventos Pride no Brasil e promete mais uma vez repetir o sucesso de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista.

No dia 28 de junho do ano de 1969 policiais mais uma vez tentavam coagir um grupo de gays que estavam no bar Stonewall, em Nova York, quando o grupo ao invés de se tornarem vítimas da situação decidiram reagir, contra atacando seus agressores. O confronto foi grande e daquele dia em diante o público gay não mais aceitou calado com as divergências impostas pela sociedade. De lá pra cá, muita coisa envolvendo a temática mudou, porém ainda há muito que se fazer até que o respeito à diversidade seja estabelecida.

De qualquer forma, temos que admitir que muitos foram os processos positivos envolvendo milhares de pessoas em todo o mundo a favor da causa. Muitos países resolveram “sair do armário” e assumir e respeitar seus indivíduos como pessoas, livre de preconceitos ou estígmas. Na Holanda, por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi oficialmente aceito ainda na década de 90, inclusive com direito à adoção de crianças por homossexuais. O Canadá também segue a mesma linha de raciocínio e luta para que outros países mais aceitem e respeitem o ser humano por seu caráter e não simplesmente pela sua sexualidade. Nos Estados Unidos, Vermont foi o primeiro estado americano a permitir o casamento de homossexuais, que não é reconhecido por nenhum outro estado. Outros estados americanos já seguem esta conduta, ainda que, diga-se de passagem, ainda haja algumas restrições em determinados locais como a Califórnia, por exemplo, que ainda proíbe a possibilidade do casamento gay.

Comandantes de grandes metrópoles como Paris e Berlim também deram suas contribuições a favor da causa.  Surgiram os primeiros prefeitos assumidamente gays: o de Paris, Bertrand Delanöe, e o de Berlim, que acaba de ser empossado, Klaus Wowereit. Outro passo importante na política aconteceu na Itália, onde a ativista lésbica Titti De Simone foi eleita deputada, ovelha negra em um governo francamente conservador.

Aqui no Brasil a coisa é um pouco diferente e se assemelha a muitos países do considerado “terceiro mundo” como nos países mulçumanos que continuam condenando e criminalizando a homossexualidade. No Brasil, vale a pena citar que já existe o reconhecimento de parceria homossexual, porém como na forma de um contrato de união civil. Os passos são lentos, mas muitos ativistas e grupos a favor da causa têm lutado constantemente para que se estabeleça oficialmente ações que possam facilitar a vida de milhares de gays brasileiros.

Infelizmente, seis paises ainda condenam homossexuais a morte e em mais de 70 países eles pagam com castigos e prisão o fato de serem diferentes.

Preparamos então uma listagem com as Paradas Gays que irão rolar em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, então prepare a purpurina e corra às ruas manifestar o que temos de melhor, a alegria!

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre
28/06 Mini Parada do Desobedeça – Parque da Redenção 13h
25/10 13 ª Parada Livre – Parque da Redenção

PARANÁ
Curitiba
27/09 12ª Parada da Diversidade de Curitiba e 1ª LAC Pride – Parada da América Latina e do Caribe

SANTA CATARINA
Joinville
28/06 1ª Parada da Diversidade de Joinville – XV de novembro

Itajaí                         
*Novembro 3ª Parada do Orgulho Gay

Florianópolis
06/09 – IV Parada da Diversidade

Criciúma
11/10 – II Parada da Diversidade de Criciúma e Região Sul de SC


SÃO PAULO
14/06 XIII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – Av. Paulista


RIO DE JANEIRO
11/10 – 13ª Parada do Orgulho LGBT – Rio 2009 – Copacabana


Maiores informações:
www.abglt.org.br



 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS