Arquivo

Mini-Parada de Porto Alegre surpreende com grande público

Redação Lado A 30 de Junho, 2009 03h02m

COMPARTILHAR


O público compareceu em peso neste domingo, dia 28, ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. Como prévia da Parada Livre de Porto Alegre, rolou neste domingo a Mini-Parada organizada pelo grupo Desobedeça. Em um palco montando junto à rótula da Avenida Paulo Gama, apresentações de cantores e performances foram exibidas para o público que ali passava.


O sol deu o ar de sua graça e arrematou com chave de ouro o dia 28 de junho. Gente enrolada em bandeira, casais de mãos dadas, caras-pintadas, drags, teve de tudo durante a manifestação. Todos faziam questão de celebrar o dia do orgulho gay. Durante todo o percurso do trio-elétrico e mesmo durante as apresentações, a Brigada Militar esteve presente, fazendo a segurança de todos que ali estavam.


De acordo com Matheus Schneider, integrante do Grupo Desobedeça GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros, Travestis e transexuais) e um dos organizadores do evento, a Mini-Parada serviu para reforçar a luta contra o preconceito aos homossexuais.


“É uma manifestação pública que busca celebrar o orgulho gay, mas também politizar e conscientizar as pessoas a respeito dos Direitos Humanos dos homossexuais. Nosso interesse é despertar em diversas áreas da sociedade, como os sindicatos, as escolas, as universidades e os movimentos populares, a vontade de engajamento na luta contra o preconceito. Até agora só recebemos promessas do governo federal, porém nenhuma ação efetiva relativa ao casamento gay e à homofobia”, afirma.


A manifestação acabou em frente ao Shopping Nova Olaria, onde recentemente jovens gays foram expulsos do local. A escolha foi por conta dos abusos por parte de seguranças do local contra jovens gays que ali se concentram aos domingos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS