Psicóloga que prometia cura para gays é punida de censura pública por CRM

Redação Lado A 04 de Agosto, 2009 16h13m

COMPARTILHAR


A psicóloga Rozângela Alves Justino, acusada de proporcionar a seus pacientes tratamento para a “cura” da homossexualidade, foi punida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), que optou em manter a decisão de censura pública já decretada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro em 2007.


De acordo com a decisão do CFP, a psicóloga desacatou a decisão do CFP de 1999 que proíbe psicólogos de tratar a homossexualidade como doença, assim como oferecer qualquer tipo de tratamento para cura.


Isto, na prática, indica que a psicóloga não mais poderá exercer este tipo de tratamento a seus pacientes, porém ela poderá continuar a exercer a profissão normalmente. Ativistas em defesa dos direitos dos LGBTs ficaram descontentes com a decisão do CFP, uma vez que exigiam a cassação do registro profissional da psicóloga.


De acordo com o presidente do CFP, a cassação não foi concluída porque foi a própria psicóloga que procurou o conselho. Para Toni Reis, presidente da Associação de Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros “a decisão do CFP é uma vitória. Foi cumprido o código de ética da profissão. Queremos o respeito à Resolução nº 01/99”.


Em entrevista à Folha OnLine, após o julgamento, a psicóloga informou que não vai interromper o tratamento de “cura” de seus pacientes. O Conselho afirmou que ela terá seu registro cassado se continuar com tais tratamentos. Seu advogado informou ainda que irá recorrer da decisão na Justiça Federal.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS