Arquivo

Inglaterra discute doação de sangue por gays e pode criar lei para celibatários

Redação Lado A 29 de Outubro, 2009 14h58m

COMPARTILHAR


Um evento organizado pelo Comitê Consultor sobre Seguridade de Hematologia de Inglaterra, esta semana, reacendeu o tema sobre a doação de sangue por parte dos gays e bissexuais. Assim como em diversos países como no Brasil, por lá, gays e bissexuais não podem ser doadores de sangue.


Ao invés da proibição por ser gay ou bissexual, foi colocada em pauta uma restrição pelo período de 5 anos. Ou seja, gays e bissexuais poderiam doar sangue desde que não tenham praticado sexo anal neste período. A restrição de não doar seria mantida para pessoas que usaram drogas injetáveis, profissionais do sexo e quem já teve contato com os vírus da sífilis, hepatite B ou C. Mulheres que transaram com homossexuais ou bissexuais seriam ainda incluídas na lista de doadores “banidos”.


Dr Richard Tedder, microbiologista da Universidade de Londres, afirmou que o “vírus não é politicamente correto” e apontou a janela imunológica como risco para as amostras de sangue colhidas e afirmou que todo o sangue não pode ser testado. Já a professora Deirdre Kelly, do Birmingham Children´s Hospital, afirmou que o risco das mudanças da políticas de doação de sangue podem não valer a pena frente aos riscos.


Houve quem defendeu a medida, como Yusef Azad, do Fundo Nacional contra a AIDS, ele acredita que os avanços dos métodos de detecção mostram que os riscos não são significantes. Foram ainda apresentados dados de que homens gays (93%) reclamaram da proibição para doarem sangue. Muitos criticaram a proposta de criar os cinco anos de abstenção dos gays para doarem sangue. Alguns argumentos interessantes foram levantados durante a reunião como: homens enrustidos apresentam mais riscos do que homossexuais assumidos e que comportamento de risco deve ser diferenciado e não colocado como um comportamento de um grupo.


As decisões do fórum serão anunciadas em 2010 pelo Ministério da Saúde da Inglaterra mas estima-se que mesmo com a pressão da comunidade gay para o fim da discriminação, seja adotada a proibição para homens que fizeram sexo com outros homens no período de 5 anos.


Cerca de 40 estudantes e o ativista Peter Tatchell protestaram do lado de fora da conferência contra o banimento dos gays da doação de sangue.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS