Arquivo

Itália não aprova lei contra homofobia

Redação Lado A 14 de Outubro, 2009 20h57m

COMPARTILHAR


Nesta última terça-feira, dia 13, a Câmara dos Deputados da Itália não aprovou a lei apresentada pelo partido da oposição, Democrata (PD), que pretendia introduzir o agravante de discriminação com base na orientação sexual em crimes por agressão. A “Lei Concia”, apresentada pela deputada do PD, Anna Paola Concia, foi rejeitada por proposta de inconstitucionalidade, apresentada pelo conservador partido União dos Democrata-Cristãos e Democratas de Centro (UDC), que contou com o apoio do Governo.

A votação para derrubar o projeto recebeu 285 votos a favor, 222 contra e 13 abstenções, depois que a Câmara Baixa rejeitou previamente que o texto da proposta da Lei Concia voltasse à Comissão de Justiça para uma reformulação.O PD propôs a introdução da lei depois que o aumento da violência nas ruas do país contra homossexuais, o que levou a convocação de uma manifestação contra homofobia em Roma, no sábado passado. A lei tinha apoio do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, membro do Partido da Liberdade (PDL).

A votação resultou em um grande mal-estar entre a oposição, sobretudo na deputada que impulsionou o projeto, que afirmou depois que tinha vergonha de pertencer ao Parlamento italiano e que voltará a formular a proposta na Comissão de Justiça.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS