Arquivo

Subprocurador de Buenos Aires deixa cargo em protesto ao casamento gay

Redação Lado A 08 de Dezembro, 2009 13h00m

COMPARTILHAR


O subprocurador de Buenos Aires, Carlos Guaia, que discordou do prefeito da cidade, Mauricio Macri, em não recorrer da decisão que criou o primeiro casamento gay na América Latina, pediu demissão de seu cargo nesta segunda-feira.


Em 12 de novembro, Alex Freyre e José María di Bello receberam da juíza Gabriela Seijas uma autorização celebrar e registrar em um cartório a união dos dois. A decisão contraria a Constituição do país que expressa o casamento como sendo entre pessoas do sexo oposto. Na véspera do casório, que seria realizado no dia 1º. de dezembro, porém, a juíza federal Marta Gomez Alsina acatou um recurso popular e suspendeu a cerimônia. O próprio prefeito se manifestou a favor do casamento gay e disse que isso significaria um “passo adiante”.


Apesar de desde de 2002 permitir a união estável de casais do mesmo sexo, a província de Buenos Aires pediu parecer à corte Suprema do país, que deve decidir a questão e criar jurisprudência para todo o país.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS