Arquivo

CNBB critica Programa de Direitos Humanos e reafirma posição contra direitos gays, aborto e retirada de símbolos religiosos

Redação Lado A 20 de Janeiro, 2010 17h07m

COMPARTILHAR


Em carta assinada pelos arcebispos Dom Geraldo Lyrio Rocha (foto), Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Luiz Soares Vieira, Vice-Presidente da CNBB e o bispo Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário-Geral da CNBB, datada do dia 15 deste mês, a CNBB critica o Programa Nacional de Direitos Humanos, apresentado no início do ano pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.


Apesar do teor que destaca a democracia e a construção de políticas públicas que promovam a igualdade, o último parágrafo condena os direitos dos homossexuais à adoção, a união estável e o direito ao aborto. E também questiona a retirada de símbolos religiosos de estabelecimentos públicos. “A CNBB reafirma sua posição, muitas vezes manifestada, em defesa da vida e da família, e contrária à descriminalização do aborto, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e o direito de adoção de crianças por casais homoafetivos. Rejeita, também, a criação de “mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União”, pois considera que tal medida intolerante pretende ignorar nossas raízes históricas”, diz o documento.


Para finalizar a carta, em grande discordância com o parágrafo anterior, os religiosos clamam aos santos que ajudem a construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. “Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, imploramos as luzes de Deus, para que, juntos, possamos construir uma sociedade justa, fraterna e solidária”, finaliza o texto.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS