Arquivo

Tribunal federal na Califórnia julga proibição ao casamento gay

Redação Lado A 12 de Janeiro, 2010 18h05m

COMPARTILHAR


Começou hoje, terça-feira, em San Francisco, na Califórnia, o julgamento de um processo federal para definir a legalidade da proibição do casamento gay na Califórnia, ocorrida também em vários estados por leis locais. Após a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado, em 2004, a lei anterior foi considerada anulada após uma consulta pública em 2008, e a nova lei, que limita o casamento para casais formados por homens e mulheres, conhecida como Proposição 08, reverteu todas as uniões gays ocorridas no estado nos quatro anos anteriores.

A questão foi levantada por dois casais que tiveram suas uniões anuladas e deve chegar à Suprema Corte dos Estados Unidos mas primeiro precisa passar pelas cortes federais locais. A decisão da Suprema Corte não poderia ser contestada no âmbito jurídico e é uma forma de decidir a questão que não encontra espaço no Capitólio, que abriga o Senado e a Câmara federal norte americana.

O argumento dos querelentes é que a lei discrimina casais do mesmo sexo, contraria a Constituição e deve ser banida.  Os casais, um formado por lésbicas e outro por homossexuais depuseram no primeiro dia de processo e falaram sobre a importância que o casamento teria em suas vidas além de narrarem outros preconceitos enfrentados por cidadãos homossexuais. Paul Katami e Jeffrey Zarrillo, Kristin Perry e Sandra Stier, formam os casais que lutam na justiça pelo direito ao casamento na Califórnia e são defendidos pelos advogados Theodore Olson e David Boies, famosos por casos controversos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS