Arquivo

Homofobia no Exército brasileiro: General diz que gays deveriam procurar outro ramo de atividade

Redação Lado A 05 de Fevereiro, 2010 22h01m

COMPARTILHAR


Raymundo Nonato de Cerqueira, general do Exército brasileiro indicado para uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), afirmou na quarta-feira, dia 03, que os soldados não respeitariam a autoridade de um superior homossexual e que gays não são adequados para servir nas Forças Armadas.

O questionamento está em pauta em razão do presidente norte-americano defender a participação dos homossexuais nas Forças Armadas de lá. O assunto veio à tona em sabatina com a Comissão de Constituição e Justiça do Senado federal, em questionamento dos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
“Não é que eu seja contra o homossexual, cada um tem que viver sua vida. Entretanto, a vida militar se reveste de determinadas características que, em meu entender, tipos de atividades que, inclusive em combate, pode não se ajustar ao comportamento desse tipo de indivíduo”, afirmou o militar que ainda disse que “Talvez tenha outro ramo de atividade que ele [o militar homossexual] possa desempenhar”.

“Tem sido provado mais de uma vez, o indivíduo não consegue comandar. O comando, principalmente em combate, tem uma série de atributos, e um deles é esse aí. O soldado, a tropa, fatalmente não vai obedecer. Está sendo provado, na Guerra do Vietnã, tem vários casos exemplificados, que a tropa não obedece normalmente indivíduos desse tipo”, declarou Cerqueira.

Já o almirante Pinto foi mais diplomático: “É uma situação muito polêmica, mas eu vou lembrar um fato que aconteceu alguns anos atrás, na França, não nas Forças Armadas, mas na Igreja, em que foi feita a mesma pergunta. O teólogo pensou, pensou, pensou e respondeu: ‘Não tenho nada contra, desde que ele faça uso do voto da castidade, que é um dogma da Igreja’. Eu acho que fazendo uma similaridade com as Forças Armadas, eu não tenho nada contra desde que ele mantenha sua dignidade, a dignidade da farda, do cargo e do trabalho que executa. Se ele exercer sua dignidade, sem nenhum problema.”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS