Arquivo

Decreto que cria Dia Nacional Contra a Homofobia está a espera de Lula

Redação Lado A 19 de Maio, 2010 20h25m

COMPARTILHAR


Em viagem ao exterior, o presidente Lula deixou uma matéria importante pendente. A assinatura do decreto presidencial que institui no dia 17 de maio o Dia Nacional Contra a Homofobia. O decreto é mais uma forma do seu governo mostrar o comprometimento com a comunidade gay e foi solicitado pela ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays e Transgêneros – em razão do presidente ter criado O Dia do Cigano em 2009.


O evento para a assinatura do decreto que iria criar o Dia Contra a Homofobia no Brasil estava previsto para a segunda feira, dia 17 de maio, dia escolhido para comemorar a data que marca a saída da homossexualidade do rol de doenças da Organização Mundial da Saúde, acontecido em 1990 mas foi cancelado sem explicações. Quem assinaria o decreto seria o vice presidente José de Alencar, presidente em exercício em razão da ausência de Lula. Pelo cancelamento sem explicações criou-se um clima ruim, de que o vice estaria negando assinar o documento. O governo então informou que Lula assinará o papel assim que voltar ao país, minimizando a situação constrangedora. O governo reforçou ainda que o presidente faz questão de assinar o decreto.


Depois de passar pelo Irã, o presidente Lula foi hoje a Portugal, onde encontrou com o presidente Cavaco Silva que esta semana assinou a lei que permite o casamento gay e chega esta noite a Brasília, segundo a agenda oficial.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS