Arquivo

Padres argentinos pedem a aprovação do casamento gay

Redação Lado A 31 de Maio, 2010 20h51m

COMPARTILHAR


Com o texto “Ponderações ao debate de modificação à lei de matrimonio civil”, um grupo de sacerdotes de Córdoba, na Argentina, do Grupo Sacerdotes Enrique Angelelli, se manifestou a favor do casamento gay no país, um dia depois de uma marcha que pedia a não aprovação da lei que criará o casamento gay no país portenho.


Com uma carta dizendo que Jesus nunca condenou os homossexuais, um grupo de religiosos católicos argentinos, liderados pelo sacristão Nicolás Alessio. “Ante a possibilidade de uma lei que permite a pessoas do mesmo sexo ser “matrimonio” e viver profundamente o amor e a sexualidade, entendemos que aprová-la, acompanhá-la e aprofundá-la nos coloca no caminho do Evangelho de Jesus. Um Jesus que nos revelou o rosto amoroso de Deus. Nem necessariamente e nem sempre, a igreja oficial, e suas opiniões, coincidem com o Evangelho. Este tema é um desses casos”, diz a carta aberta do grupo que homenageia com seu nome um religioso argentino assassinado durante a ditadura militar e desafia a condenação dada pelo Papa Bento XVI ao casamento gay.


O texto evoca o modelo do Jesus e o Novo Evangelho e clama por um exemplo de inclusão que possa colaborar com que os homossexuais tenham uma vida digna. O texto conclama o amor, a diversidade e a pluralidade, de forma inclusiva e cristã.


O texto começa com três citações belas, retiradas do Evangelho:


 “Deus é amor, e aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele”
São João


“Deus é espírito e onde está o espírito está a liberdade”
Epístola de São Paulo aos Coríntios


“Não há diferença entre o judeu e o grego, escravo e o homem livre, entre o varão e a mulher, porque todos vocês são filhos de um só Jesus Cristo”
Epístola de São Paulo aos Gálatas

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS