Arquivo

Presidente do Malauí perdoa casal gay condenado à prisão

Redação Lado A 31 de Maio, 2010 20h26m

COMPARTILHAR


Durante visita do secretário geral da ONU, no ultimo sábado, o presidente do país, Bingu wa Mutharika, do Malauí, anunciou o perdão ao casal homossexual condenado a 14 anos de prisão na semana passada. Steven Monjeza, de 26 anos, and Tiwonge Chimbalanga, de 20 anos, estavam presos desde dezembro por celebrar a união dos dois sob acusação de sodomia e grave atentado ao pudor.

A decisão foi elogiada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, que esteve em Lilongüe, capital do país, especialmente para tratar do assunto,já que a repercussão mundial do caso foi grande. “Esses garotos cometeram um crime contra nossa cultura, nossa religião e nossas leis”, afirmou o presidente após o encontro, afirmando que a decisão foi baseada em questões humanitárias. Ele garantiu a libertação imediata dos condenados.

Importantes financiadores de programas no país, como a UNAIDS, além de celebridades e grupos de defesa dos direitos humanos se manifestaram contra a prisão. Madonna, que tem dois filhos adotados no país e mantém um programa social na região também pediu pela a libertação do casal preso.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS