Arquivo

Brasil: Casais gays poderão declarar o companheiro como dependente ao Imposto de Renda

Redação Lado A 29 de Julho, 2010 21h31m

COMPARTILHAR


A partir de agora, casais homoafetivos poderão declarar seu companheiro como dependente ao Imposto de Renda de pessoa física. Segundo parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para que isso ocorra, os casais deverão apenas possuir os mesmo requisitos obrigatórios de qualquer união civil estável, conforme aprovação realizada nesta última quarta-feira, 28 de julho.


A mudança no procedimento da declaração ao IR partiu de uma discussão iniciada quando uma servidora pública tentou declarar sua parceira como isenta ao Imposto. O precedente aberto fez valer o princípio constitucional da isonomia. De forma que, uma vez parceiros heterossexuais tenham a possibilidade de isentar seus companheiros, os homossexuais também o podem.


No documento divulgado nesta quinta-feira, 29 de julho, a Procuradoria-Geral informa que “o direito tributário não se presta à regulamentação e organização das conveniências ou opções sexuais dos contribuintes” e ressalta que “a afirmação da homossexualidade da união, preferência individual constitucionalmente garantida, não pode servir de empecilho à fruição de direitos assegurados à união heterossexual”.


Em junho de 2010, os benefícios previdenciários já foram garantidos aos trabalhadores do setor privado do país, baseado na afirmativa de que a Constituição Federal não permite discriminação contra orientação sexual. E a Corregedoria de Justiça, de Mato Grosso do Sul, publicou nota oficial em que estabelece que casais homoafetivos poderiam requerer aos cartórios do estado escritura pública declarando sua união homoafetiva.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS