Arquivo

Primeiro casamento gay da Argentina foi oficializado nesta sexta-feira

Redação Lado A 30 de Julho, 2010 21h54m

COMPARTILHAR


O casal chileno, Giorgio Nocentino, estilista de 44 anos, e Jaime Zapata, comerciante de 52, foram um dos primeiros a oficializar, nesta sexta-feira, 30 de julho, um casamento gay na Argentina após a reforma do Código Civil aprovado no último dia 20 de julho pela presidente Cristina Kirchner.


Nascidos em Santiago, vivem em Mendonza desde 1996 e estão juntos há mais de 20 anos. “Estamos muito emocionados, são muitos anos de espera e muitos projetos a serem concretizados”, declarou Nocentino à agência de notícias EFE.


A lei que legaliza o casamento homoafetivo na Argentina foi publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira. Com a reforma do Código Civil, após um intenso debate legislativo que ao todo durou quase 30 horas e gerou inúmeras manifestações religiosas contra a sua aprovação, foram retiradas do trecho relacionado ao casamento as palavras “homem e mulher”, trocando-as por “cônjuge” e “contraentes”.


Zapata e Nocentino disseram nunca terem imaginado há alguns anos que um dia poderiam se casar e que após o início das discussões jamais pensaram que veriam a permissão para eles chegar tão cedo. “Essa chance nós víamos muitíssimo mais longe em nossas vidas”, declarou Nocentino em entrevista ao UOL Notícias.


Giorgio ainda acrescentou em sua entrevista ao portal brasileiro que o casamento só serviu para oficializar a união dos dois e que em anda mudará em suas rotinas. Pois, continuaram a viver da mesma forma e trabalhando muito. “E a razão desse trabalho árduo é para que possamos passar férias no seu país”, brincou o noivo que disse passar todas as férias com seu companheiro no Rio de Janeiro.


Outros casamentos que também foram celebrados nesta sexta-feira foram a do ator argentino Ernesto Laresse, com seu parceiro Alejandro Vannelli (foto) e do arquiteto José Luis David Navarro, com seu parceiro, o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato.


Contudo, o primeiro casamento gay de fato da América Latina aconteceu em 29 de dezembro de 2009, entre Alejandro Freyre e seu parceiro Jose Maria Di Bello. Na época, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não era permitido por lei, e após a proibição por um juiz de Buenos Aires, o casal recorreu a então governadora Fabiana Rios, da província de Tierra del Fuego, que emitiu um decreto especial permitindo a união do casal.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS