Arquivo

ABGLT divulga lista dos candidatos que assumiram termo de compromisso com as causas gays

Redação Lado A 13 de Agosto, 2010 20h56m

COMPARTILHAR


Com o início das eleições, centenas de candidatos buscam os votos da população. Para ajudar os gays a escolherem quais candidatos tem realmente interesse em contribuir para a causa LGBTs, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais criou uma lista com os políticos que de fato se importam com a causa.


A primeira edição da lista criada pela ABGLT e divulgada nesta quinta-feira, conta atualmente com 50 nomes que firmaram um termo de compromisso para com as causas homossexuais do Brasil. Com a campanha “Voto contra a homofobia, defendo a cidadania”, a associação conseguiu o apoio de candidatos  de diversos estados e que concorrem para cargos tanto no Legislativo quanto para o Executivo.


Os termos de adesão foram divididos em dois segmentos: Legislativo e Executivo. Cada segmento do governo conta com exigências específicas levando em consideração seu papel que deverá ser desenvolvido para com a sociedade. Para que os candidatos ao Legislativo pudessem integrar à lista de “pró-direitos LGBTs”, tiveram que aceitar o termo que pede “o compromisso com a apresentação e aprovação de projetos de lei que promovam os direitos das pessoas LGBT, com ênfase no combate à discriminação, o reconhecimento legal das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, e o uso do nome social de travestis e transexuais”, conforme consta no informativo enviado à imprensa pela associação.


Já para os candidatos ao poder Executivo, o termo pede que estes sejam adeptos a “implementação das decisões da 1ª Conferência Nacional LGBT e das Conferências Estaduais LGBT (2008). Nos estados, a ênfase está na criação de coordenadorias de políticas para LGBT como parte da estrutura dos governos, a elaboração e implementação de planos estaduais de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT, baseados nas resoluções das conferências estaduais LGBT, e a criação de conselhos estaduais de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT, como uma instância de controle social”, conforme o documento.


Dentre todos os adeptos às causas LGBTs, estão sete candidatos assumidamente gays e uma travesti. O ex-governador do Paraná, Roberto Requião, é o único candidato ao Senado até o momento que aderiu ao movimento. Entre os presidenciáveis, apenas o candidato Plínio Arruda Sampaio, do PSOL, integra a lista.


Com atualizações nas quintas-feiras, a lista completa dos políticos que concorrem às Eleições 2010 pode ser vista no site http://www.abglt.org.br/port/index.php

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS