Arquivo

EUA: Casamentos gays voltam a ser liberados no estado da Califórnia

Redação Lado A 13 de Agosto, 2010 21h04m

COMPARTILHAR


O juiz de São Francisco, Vaughn Walker emitiu comunicado à população dizendo que a partir da próxima semana os casamentos entre pessoas do mesmo sexo voltam a ser permitidos no estado. A lei aprovada em 2008, que proibia estas uniões na Califórnia, foi alvo de um recurso judicial que cessou sua validade até que um novo julgamento sobre ela fosse feito.


Walker, que na semana passada, no dia 4 de agosto, indeferiu a sentença que suspendia os casamentos gays no estado, não atendendo aos apelos dos governantes que eram a favor de o juiz esperasse a conclusão da disputa judicial a respeito do caso, o que poderia levar até anos para acontecer. No entanto, o magistrado, reconsiderando que a proibição desse tipo de casamento fere aos direitos garantidos pela Constituição dos Estados Unidos, determinou que a partir do dia 18 de agosto os casamentos gays devam ser novamente realizados pelos cartórios californianos.


Vale lembrar que a atitude do juiz em liberar os casamentos já na próxima semana veio precedida de um processo registrado no Tribunal Federal feito pelo governador do estado, Arnold Schwarzenegger, e pelo procurador-geral, Jerry Brown, que pediam ao juiz que permitisse que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo fossem retomados imediatamente.


Nos Estados Unidos, país em que apenas cinco estados permitem o casamento gay, assim como a capital Washington, foi liberado o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto Gallup mostrando que 59% dos jovens americanos são a favor do casamento homoafetivo, enquanto entre as pessoas da terceira idade 66% são contra.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS