Arquivo

Tribunal de Miami reafirma direito de adoção por casais gays

Redação Lado A 23 de Setembro, 2010 19h31m

COMPARTILHAR


A Flórida pode deixar para trás uma lei criada há 31 anos que proíbe a adoção por casais homossexuais no estado. Entre os 51 estados norteamericanos, apenas a Flórida mantém a proibição a adoção por casais homossexuais. Uma decisão dada esta quarta-feira, dia 22, pelo colegiado da Corte de Apelação da Flórida pode ser o primeiro passo para a derrubada da lei.


Por unanimidade, os três juízes do terceiro distrito do Tribunal de Apelações de Miami consideraram inconstitucional a proibição, após consulta feita pela União Americana das Liberdades Civis questinando uma decisão anterior, de 2008, em que uma instância inferior aprovou, após 4 anos de convivência, a adoção de duas crianças, meio-irmãs, por Frank Martin Gill e seu companheiro. A intenção da ACLU é exatamente chegar às instancias superiores para que sejam ratificadas decisões a ponto de se mudar a legislação.


“Proibir totalmente a adoção às pessoas homossexuais seria dizer que eles são, como grupo, incapazes de ser pais”, anotou o colegiado na decisão. Após verificar a situação das crianças e atestar que os dois são bons pais, o tribunal decidiu manter a guarda das crianças.


Para a União Americana das Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) “30 anos de preconceitos nos livros das leis da Flórida” foram colocados em xeque. “É uma boa notícia para o avanço dos direitos humanos e das crianças no problemático sistema de famílias adotivas da Flórida”, destacou Howard Simon, diretor da ACLU. “As leis da Flórida, inconstitucionalmente, dão um tratamento desigual aos casais gays ao negar a muitas crianças a possibilidade de permanecerem sob sua tutoria mediante a adoção”, afirmou Leslie Cooper, advogada da entidade.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS