Arquivo

Ratinho faz debate sobre vídeo escolar do Ministério da Educação sobre homossexuais

Redação Lado A 15 de Dezembro, 2010 15h15m

COMPARTILHAR


Nesta terça feira, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, apresentou nesta terça-feira em seu programa no SBT uma matéria sobre um vídeo do programa Escola sem homofobia. A discussão reuniu a opinião de pais e alunos, além dos convidados Toni Reis, presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais – e o polêmico deputado Jair Bolsonaro (PP – RJ), contrário aos homossexuais e ao vídeo.

O polêmico vídeo faz parte de uma série de cinco produções, ainda em fase de teste e discussão, em que homossexuais, transexuais e travestis falam do preconceito nas escolas e de como são pessoas comuns e que merecem respeito. Os documentários ainda não foram aprovados pelo MEC – Ministério da Educação, e fazem parte do projeto Escola sem Homofobia.

Segundo Reis, o vídeo é destinado ao ensino médio e não às crianças de 7 a 13 anos como dito na matéria e que o projeto alia a preparação dos professores sobre o tema e é importante no combate à homofobia. Já Bolsonaro disse que o vídeo é para as crianças, chamou Reis de mentiroso, e afirmou que é preciso “romper essa progressão gay. O mundo virou gay na ótica deles, nós temos que impedir isso daí… Eles querem é plantar lá embaixo, na raiz”, acusou o deputado carioca que está sendo criticado por ter defendido em programa de TV da Câmara a violência a crianças com tendências gays para que mudem de comportamento.

Já entre pais e alunos que assistiram ao vídeo, a conclusão foi variada. Alguns pais e alunos acham que o vídeo diminuirá o preconceito, outros acreditam que irá confundir ou incentivar a curiosidade e ainda que o vídeo era pesado. Ratinho deu sua opinião e disse que acha que é dinheiro jogado fora, pois acredita que educação venha de casa, embora tenha afirmado que era preconceituoso e que hoje não tem mais preconceito contra homossexuais, após conviver com muitos em sua profissão. Em enquete no site do programa, apenas 25% apóiam a exibição do vídeo nas escolas.



Assista ao debate:
http://www.sbt.com.br/ratinho/videos/default.asp?id=2c9380e52cdfe622012ce4cfb3d50041

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS