Arquivo

Ex-BBB gay e psiquiatra Marcelo analisa Rodrigão do BBB 11

Redação Lado A 17 de Fevereiro, 2011 15h04m

COMPARTILHAR


O participante da oitava edição do Big Brother Brasil, o psiquiatra Marcelo Arantes (agora sim com seu canudo na especialidade), resolveu esta semana em seu blog no jornal Extra, intitulado “O psiquiatra do BBB” falar sobre o participante maringaense Rodrigão. A coluna estreou em janeiro e é super interessante. Ele já abordou diversos temas da edição atual do programa e faz análises dos personagens. Esta semana, o texto “BBB 11: O espelhinho riscado de Rodrigão” chama o modelo de narcisista e explica porque as pessoas o estão confundido com gay.


“Pela Classificação Internacional de Doenças, o Transtorno de Personalidade Narcisista é caracterizado por tendência à grandiosidade, necessidade de admiração e dificuldade em responder afetivamente à demanda do outro, mas apenas a si próprio”, começa o texto.  Dr.Marcelo fala sobre o fato de ele se aliar aos mais fortes, de usar sua beleza e da superficialidade do seu relacionamento com Adriana, a quem diz que também tem traços narcisistas.


“De fato, o narcisista tem pouca capacidade para perceber os outros e por isto leva uma vida emocional superficial. No BBB11, por exemplo, Rodrigão se mostra predominantemente solitário, e amarra outra característica narcísica (a “exploração”), vinculando-se apenas a quem acredita ser tão especial e grandioso como ele, para tirar vantagem deles a fim de atingir seus próprios objetivos”, explica o doutor BBB. “Percebe-se que, como Narciso, Rodrigão é prisioneiro da própria imagem: não deixa que o toquem para não modificar a aparência. O mito simboliza a vaidade e o drama da individualidade daquele que é insensível ao outro, anula-o por bastar-se a si próprio. Narciso era um jovem de beleza jamais vista, mas insensível ao amor, que desdenhou de uma jovem tão bela quanto ele, até que ela definhasse. Os deuses os castigaram, condenando-o a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo numa fonte onde, encantado pela própria beleza, também definhou. Na versão mais antiga, Narciso era homossexual e se apaixonou pelo rapaz que via na água” explica o médico.


No final, o médico chama Rodrigão de “personagem ornamental, pateticamente vazio, e irrelevante para a história do “BBB”.


Confira o blog: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/dr-marcelo/

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS