Arquivo

Revista Veja pergunta Homofobia: o que leva alguém ao cúmulo de uma agressão?

Redação Lado A 28 de Fevereiro, 2011 19h00m

COMPARTILHAR


Uma ótima matéria publicada no site da revista Veja esta semana debate a homofobia de forma madura e inteligente. O texto da jornalista Pollyane Lima e Silva investiga porque a sociedade presencia a agressão aos homossexuais e a manipulação da imagem deles das mídias. A reportagem lembra que os gays estão sim presentes na mídia mas de forma esterilizada, sem manifestação de sua sexualidade, como coadjuvantes assexuados ou de forma estereotipada. Lembra ainda que as últimas conquistas chegam causando reações, como o aumento de assassinatos de homossexuais no país.


A matéria fala de um estudo feito do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que aponta que esse comportamento pode ser despertado por uma espécie de autodefesa. “Essa agressividade pode ser uma resposta a uma sensação de incômodo, insegurança ou ansiedade desencadeada pelo tabu da homossexualidade”, segundo a pesquisadora Cristina Lasaitis que coordenou o estudo Aspectos Afetivos e Cognitivos da Homofobia no Contexto Brasileiro, como tese de mestrado.


O poder do grupo e o tabu são alguns dos aspectos identificados como problemas para a homofobia no país. Segundo a pesquisadora, o grupo serve de gatilho para agressões aos homossexuais, quando exerce a pressão contra as minorias. “O grupo tem um papel fundamental nas agressões”, afirma a pesquisadora que credita que sem o respaldo dos amigos, a chance de uma pessoa partir para a violência é muito menor, ainda que a vítima também esteja sozinha. E esta espécie de amparo, que lhe dá até a sensação de poder dividir a culpa, é visto como uma “vantagem” em ser homofóbico, diz a matéria.


Já o tabu é um problema maior, que envolve setores diversos da sociedade que ajudam a esconder o real problema. É preciso desconstruir os estereótipos e tratar o tema com naturalidade, segundo Cristina. “É preciso mostrar a todas as pessoas que a homossexualidade também está no mundo delas, presente na forma de familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, e que o respeito e a boa convivência é uma questão de cidadania.” Para a pesquisadora, é essencial a criminalização da homofobia. “Além do instrumento legal para punir tais atos, isso criaria uma pressão simbólica contra a violência ao transmitir à sociedade a noção de que homofobia é crime”.


Leia a matéria completa aqui:


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/homofobia-o-que-leva-alguem-ao-cumulo-de-uma-agressao

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS