Arquivo

Com certidão e tudo. Primeiro casamento gay brasileiro foi oficializado hoje!

Redação Lado A 28 de Junho, 2011 18h09m

COMPARTILHAR


Na manhã desta terça-feira, o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e comerciante Luiz André Moresi entraram para a história como o primeiro casal a ter a união civil reconhecida no país. Eles se casaram em Jacareí, SP, em uma cerimônia civil de 15 minutos no Cartório de Registro Civil da cidade e saíram de lá com a primeira certidão de casamento entre duas pessoas do mesmo sexo do país. O enlace levou pouco mais de 15 minutos e só foi possível após a decisão do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões do município, que reconheceu o direito de converter a união estável de 8 anos do casal em casamento, nesta segunda-feira.


“Que essa semente plantada hoje seja no futuro se transforme em uma grande árvore”, afirmou o promotor de registros de Jacareí José Luiz Bednarski, lembrando que a Constituição garante a homens e mulheres os mesmos direitos. O casal havia feito o pedido de união estável após a decisão do STF, em maio e no dia 6 de junho solicitou a conversão da união em casamento.


A bandeira do arco-íris foi colocada sobre a mesa onde foi assinado o registro civil. A data, 28 de junho, coincide com o Dia do Orgulho Gay, quando em 1979 homossexuais de Nova York se rebelaram contra a polícia e exigiram respeito, no evento conhecido como Revolta de Stonewall. Após trocarem alianças, os dois se beijaram e comemoraram a vitória abrindo uma champagne. Luiz agradeceu a Justiça, a militância e o STF. “Estamos fazendo história. Desde adolescente, eu queria casar, mas não com uma mulher. É um conto de fadas realizado”, disse Sérgio.


Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS