Arquivo

Por causa de enorme demanda, NY fará sorteio para escolher casais gays para se casarem no primeiro dia da nova lei e promete recorde de cerimônias

Redação Lado A 20 de Julho, 2011 18h51m

COMPARTILHAR


No próximo domingo, começa a valer a lei que reconhece o casamento gay entre pessoas do mesmo sexo no estado de Nova York, nos EUA, aprovada pelo Senado estadual no último dia 24 de junho. Juízes dos cinco cartórios da cidade farão um plantão para que o primeiro e histórico dia da nova lei atenda a demanda existente. Mas o número de pedidos ultrapassa a capacidade da cidade de realizar as cerimônias, então, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, optou por escolher os pioneiros por meio de uma loteria. “O modo mais justo de determinar quem terá a chance de se casar no domingo e garantir que todos possam fazer os planos para o grande dia é pelo sistema de loteria”, disse o prefeito que espera que o evento atraia a atenção de toda a mídia para a cidade.


A data promete bater um recorde na cidade. Até hoje, o maior número de casamentos registrados no mesmo dia na cidade foi de 621 cerimônias no Dia de São Valentin (Dia dos Namorados no Hemisfério Norte) de 2003.


O sorteio irá escolher 764 casais que desejam se casar na data histórica, heterossexuais também poderão participar da escolha. As inscrições já estão abertas e vão até quinta. O resultado será divulgado no sábado. Normalmente, uma licença deve ser expedida 24 antes da realização da cerimônia mas 60 juízes concordaram em participar voluntariamente das cerimônias e dispensar a exigência legal de 24 horas entre a licença e a assinatura da certidão de casamento.


Sete estados e a capital federal, Washington, permitem o casamento gay nos EUA, sendo Nova York o mais populoso entre eles. Em outros oito estados, a união gay é reconhecida mas sem a mesma equivalência legal ao matrimônio.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS